Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IF Goiano conquistam 2º lugar na Olimpíada de IA na Campus Party GO
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA

Estudantes do IF Goiano conquistam 2º lugar na Olimpíada de IA na Campus Party GO

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2025, 11h34 | Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 12h28

Equipe do Campus Cristalina é premiada com R$ 3 mil por integrante e intercâmbio na Inglaterra; Campus Ipameri também avança e fica entre as 10 melhores entre mais de 300 equipes.

 

Alunos do IF Goiano e professor/tutor (de azul) celebram a conquista na Campus Party GO. 

 

Os estudantes Bruno Silva Reis (1º ano), Moizes de Jesus Sousa (2º ano) e João Vitor Schönberger Gonçalves (3º ano), do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IF Goiano – Campus Cristalina, conquistaram o 2º lugar na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada (OIAA), promovida pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A equipe, nomeada Cristal Neural, foi orientada pelo professor Angel Rodrigues Ferreira.

A etapa final da competição ocorreu durante a Campus Party Goiás 5, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, que reúne comunidades, pesquisadores, entusiastas e profissionais para maratonas, desafios e experiências imersivas em inovação, programação, robótica e inteligência artificial.

 

Competição em três etapas

A disputa foi dividida em três etapas, sendo a primeira realizada em setembro deste ano, de forma online. Os estudantes fizeram minicursos de programação e resolveram três desafios de IA com foco em aprendizado de máquina, reconhecimento de imagem e processamento de linguagem natural. Cada solução era submetida à plataforma de avaliação, que gerava o ranking. A equipe do IF Goiano se classificou entre as 15 melhores de escolas públicas. O Campus Cristalina forneceu o suporte necessário para essa fase da competição. 

A equipe avançou então para a segunda fase, presencial, já dentro da Campus Party, que exigiu implementação completa de trechos de código e ajustes em modelos de IA. O tutor podia orientar apenas em intervalos curtos, o que demandou autonomia dos estudantes. Na terceira fase (final), era preciso criar um modelo praticamente do zero. Os participantes receberam um problema da Saúde Pública de Goiás sobre a logística de uso de leitos de UTI. A Cristal Neural propôs um modelo e apresentou a solução para uma banca de especialistas.

O professor Angel destaca o envolvimento dos alunos. “Foi um desafio gigantesco. Eles estavam diante de problemas complexos de IA que vão muito além do conteúdo do ensino médio. Mesmo assim, compreenderam, implementaram, ajustaram modelos e defenderam tecnicamente as decisões. Quando o segundo lugar apareceu no telão, a equipe inteira comemorou. Foi um resultado muito significativo para eles”, conta. 

 

Premiação e impacto formativo

Pelo desempenho e a conquista do segundo lugar, cada estudante recebeu R$ 3.000,00, assim como o professor, além de uma imersão de um mês na Inglaterra em 2026. A viagem permitirá aos estudantes vivenciar ambientes de pesquisa, inovação e tecnologia de ponta. 

Para João Vitor Schönberger Gonçalves, aluno do 3º ano, a Olimpíada foi determinante na sua formação. Ele destaca a importância da prática intensiva em IA e da experiência direta em um ambiente tecnológico de grande porte.Como eu quero seguir na área de informática, participar de algo desse nível abre muitas oportunidades. A viagem para a Inglaterra coloca a gente em contato com outra realidade, com universidades e centros que têm mais tradição em computação. Isso amplia muito as possibilidades, inclusive de estudar ou trabalhar fora no futuro. O mais importante é o aprendizado que a gente leva", pontua o aluno.

O professor Angel ressalta o crescimento técnico proporcionado pela experiência. “Sou professor deles no núcleo de Informática e ministro disciplinas como Informática Aplicada e Introdução à Automação e Inteligência Artificial. Ver esses estudantes, cada um em um período diferente, avançarem em soluções complexas de IA foi extremamente gratificante. Eles mostraram maturidade, autonomia e espírito colaborativo. Sei que eles ainda vão muito longe", salienta. 

O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Cristalina, Cássio Jardim Tavares, também destacou o impacto institucional da premiação. "A conquista reforça o compromisso do IF Goiano com formação de qualidade, inovação e pesquisa aplicada. Esse resultado reflete o apoio de servidores e projetos institucionais que garantem condições para que nossos alunos desenvolvam suas ideias e se destaquem em eventos de grande relevância. É uma demonstração da força da educação pública". Ele acrescenta que essas iniciativas fortalecem o percurso acadêmico e mostram a relevância dos financiamentos públicos em educação, ciência e tecnologia. 

 

Destaque do Campus Ipameri

Além da premiação do Campus Cristalina, o IF Goiano celebrou outro resultado expressivo: os estudantes Kauã Lima, Arthur Costa e Bruno Francisco, do Curso Técnico em Redes de Computadores do Campus Ipameri, alcançaram o 10º lugar geral na OIAA, das mais de 300 equipes da competição, avançando até a segunda fase. A equipe foi orientada pelo professor Tony Medeiros, docente da disciplina de Introdução à Programação.

Para o professor Tony, que também é diretor de pesquisa do campus, o resultado evidencia a força da formação técnica do IF Goiano. “Estar entre as dez primeiras equipes de uma competição tão importante e em um evento que reúne tanta gente relevante é uma conquista muito significativa para o IF Goiano. Mostra a capacidade dos nossos alunos e que eles podem chegar cada vez mais longe”, afirma.

 

Alunos do Campus Ipameri e professor/tutor (de amarelo) também se destacaram na competição.

 

Diretoria de Comunicação Social - com inclusão de informações 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página