Fórum discute mudanças em Licenciaturas
Evento discute propostas de adequações de matrizes e adequações nos PPCs.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na manhã da terça-feira, 11, o II Fórum dos cursos de Licenciatura da Instituição. O evento é realizado no auditório da Reitoria, e contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Licenciatura, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), diretores de Ensino e servidores pró-reitoria de Ensino. Durante o evento, foram apresentados os perfis atuais dos cursos de Licenciatura do IF Goiano e as propostas de adequações das matrizes à Legislação vigente, com vistas a troca de experiência e qualidade do trabalho nesse processo de adequações dos PPCs.
A programação do Fórum de Licenciaturas foi iniciada com relato sobre a experiência do Campus Trindade sobre a aplicação da carga horária semi-presencial em cursos presenciais do IF Goiano, feito pelo diretor de Ensino da unidade, Geraldo Pereira. Em seguida, os participantes assistiram à experiência na construção do desenvolvimento curricular na Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentada pelo professor da UEG, Renato Dias. Encerrando a programação do período da manhã, a pró-reitoria de Ensino discutiu as Normas para Estágio nas Licenciaturas. Durante o período da tarde, os presentes participarão de mesa redonda com o tema "Perfil atual das Licenciaturas no IF Goiano: propostas de adequações das matrizes dos cursos de licenciaturas à Legislação vigente".
De acordo com a coordenadora do evento, Hellayny Godoy, o Fórum visa discutir os impactos da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. "Essa resolução impacta em várias questões dos nossos currículos, inclusive a carga horária. Estamos discutindo para ver quais adaptações serão necessárias nas nossas matrizes", afirma.
Para saber mais sobre o evento, acesse a página
Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais