Pesquisa resulta em livros sobre comunidade quilombola
Lançamento das obras ocorreu na Reitoria na quarta, 14.
A Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou, na manhã de quarta-feira, 14, o lançamento dos livros Tecendo Histórias Etnobotânicas e Culturais na Comunidade Quilombola do Cedro de Mineiros, Goiás; Chico Moleque - Um Sonho de Liberdade e Contos Cedrinos. As obras são resultado do projeto de pesquisa de pós-doutorado de Maria Luiza Bretas, concedido pela Instituição sob a supervisão do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabiano Guimarães.
A pesquisa teve a duração de dois anos e foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Um dos objetivos do projeto foi a documentação do uso de plantas medicinais e o resgate de histórias e mitologias primitivas da comunidade quilombola situada em Mineiros, o sudoeste de Goiás.
O quilombo existe há mais de cem anos e vem resistindo às investidas do setor imobiliário e do agronegócio, interessados nas pequenas propriedades locais. Os três livros resultantes da pesquisa - que prossegue e ainda proporcionará novos produtos científicos - vão retornar aos moradores do Cedro para reforçar a identidade e valorizar a cultura da comunidade.
A obra acadêmica é de autoria dos pesquisadores Maria Luiza Bretas, Tânia Regina Vieira, Gisele Critina de Oliveira, Luzia Francisca de Souza, Kennedy de Araújo, Tatianne Silva Santos e Fabiano Guimarães. Um dos livros literários contam a história do fundador do quilombo, o escravo alforriado Chico Moleque, e o outro narra testemunhos de vida de personagens da comunidade como tia Neném, vó Bárbara e Lucely,
A cerimônia de lançamento das obras teve a participação de servidores do Instituto e familiares da pesquisadora que recebeu o título de pós-doutora. A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, presente no evento, ressaltou a importância das obras para o desenvolvimento da Pesquisa. "No momento em que a política é tão determinante para o futuro do país é muito gratificante fazer o lançamento de três livros que são fruto de pesquisa científica", comemora.
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais