Siass fala sobre economia financeira a servidores
Evento foi realizado no auditório da Reitoria com presença de servidores do IF Goiano e do IFG.
Embora o serviço público traga estabilidade a trabalhadores, ele não isenta o servidor de contrair dívidas, ainda mais no início do ano, quando aparecem gastos como escola ou impostos. Pensando nisso, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) organizou na segunda-feira, 8, na Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), uma palestra sobre Educação Financeira.
Na ocasião, o assistente social Emerson Ferreira Neri trouxe aos participantes uma reflexão sobre o que o servidor faz com o dinheiro que ganha. Para tanto, apresentou dados do Serviço de Proteção ao Crédito e Confederação Nacional de Dirigentes Logistas que apontam o endividamento de quatro a cada dez brasileiros.
A fim de evitar tal problema, Emerson aponta que o ideal é buscar um ponto de equilíbrio entre renda e despesas. "Jamais se encante com o estilo de vida de seus conhecidos, crie seu próprio padrão, pois o dinheiro pode ser abundante para aqueles que respeitam o orçamento pessoal e familiar", orienta.
Organizar as contas em planilhas e começar a poupar são dicas práticas para nivelar essa balança. No caso daqueles que já estão endividados, o indicado é cortar gastos, negociar a dívida e buscar os menores juros. "Uma pessoa que deve hoje cem reais de cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo, em dois anos estará devendo cerca de 1,5 mil reais", relata Emerson.
Aposentadoria - Outra questão que envolve a Educação Financeira é a preparação para a aposentadoria. O assistente social lembra que o servidor precisa se preocupar não só com a saúde física à medida em que envelhece, mas também com a saúde financeira. Assim ele evita dívidas ou que as economias acabem antes do esperado e conseguirá usufruir desta nova etapa de maneira confortável.
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais