Página inicial > Últimas Notícias > Reitores debatem a educação superior pública em Goiás
Ipes

Reitores debatem a educação superior pública em Goiás

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 16h33 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 10h10

Próximo encontro está marcado para maio deste ano.

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (Ipes/GO) teve a primeira reunião do ano na terça-feira, 7. O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, participou do encontro, juntamente com Orlando Amaral (Universidade Federal de Goiás), Haroldo Reimer (Universidade Estadual de Goiás) e Jerônimo Rodrigues (Instituto Federal de Goiás - IFG). Do IF Goiano estiveram presentes, também, os pró-reitores de Administração, Claudecir Gonçales, de Desenvolvimento Institucional, Elias Monteiro, de Ensino, Virgílio Erthal e de Extensão, Sebastião Nunes.

Em debate, os desafios a enfrentar, projetos e ações a serem desenvolvidos em conjunto em 2017 a fim de fortalecer a educação superior pública em Goiás. Vicente lembrou da necessidade de se consolidar o Programa de Mobilidade Estudantil (Pmipes), resultante da parceria entre as instituições. "É um projeto muito positivo no qual precisamos avançar mais", pontuou. Em apoio ao reitor do IF Goiano, Haroldo Reimer disse que é necessário reduzir as dificuldades que o programa impõe aos estudantes.

Outros assuntos que ganharam destaque foram os impactos da reforma no Ensino Médio e a gratuidade das universidades.  "Nossa bandeira é a do ensino público de qualidade e qualquer corrente contrária deve mobilizar a todos", defendeu Orlando. O reitor da UFG lembrou, ainda, que o Brasil tem um percentual de jovens na educação superior bem menor que a de países desenvolvidos e, por isso, precisa expandir ainda mais o acesso ao ensino superior.

Apesar das dificuldades, todos foram unânimes em afirmar que, trabalhando juntos, haverá avanços mesmo diante do cenário econômico e orçamentário restritivo vivido nos últimos anos. “Esta discussão deve ser permanente na busca de soluções para os desafios que temos”, destacou Jerônimo Rodrigues, do IFG.

Encaminhamentos - Ao final do encontro, foi definido que o Ipes/GO se reunirá novamente em maio. No período que antecede o encontro, grupos de trabalhos compostos por pró-reitorias afins das quatro instituições se reunirão para dar andamento às ações interinstitucionais discutidas durante o fórum.

Fonte: Denise Ribeiro/UFG (Adaptada)

registrado em: