Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Servidores participam de oficina agroecológica
Início do conteúdo da página
Siass

Servidores participam de oficina agroecológica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 11h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 19h13

Objetivo foi promover práticas de alimentação saudável entre os participantes. Capacitação culminou em proposta de feira agroecológica nas reitorias do IF Goiano e do IFG.

Atividade foi realizada no projeto Vida, em Aparecida de Goiânia. Fotos: Siass IF Goiano/IFG
Atividade foi realizada no projeto Vida, em Aparecida de Goiânia. Fotos: Siass IF Goiano/IFG

Com o intuito de contribuir com práticas alimentares saudáveis e em sintonia com a sustentabilidade social, ambiental e econômica, foi realizada nesta semana uma oficina agroecológica para servidores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG). A iniciativa foi do Grupo Intersetorial de Promoção da Saúde no Estado de Goiás (GTIPSEGO), do qual o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) faz parte. 

A atividade faz parte do projeto Hortas Urbanas Agroecológicas: uma Estratégia de Promoção da Saúde e envolveu 40 participantes. Durante toda a manhã foram realizados café da manhã coletivo, socialização, capacitação e feira agroecológica.  Na oficina houve plantio de mudas orgânicas, explicações técnicas sobre como desenvolver/manter uma horta e a importância do consumo desse grupo de alimentos para saúde, além da colheita de cenouras, beterrabas, cebolas, pimentas, jilós, couves e alfaces. 

Esse momento foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Djan Carlos de Lorenzi - voluntário no projeto do GTIPSEGO - e por Antônio Valverde, responsável pelo projeto Horta Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Também participaram colaboradores da equipe de Nutrição da Pró-Reitoria de Extensão do IFG. A oficina aconteceu no projeto Vida, em Aparecida de Goiânia. O espaço atua na recuperação e tratamento de dependentes químicos por meio de hortas agroecológicas.

 A capacitação dos servidores culminou em grupos de referência nos institutos para a continuidade do projeto no ambiente institucional. A proposta é que haja uma feira agroecológica mensal e o plantio de hortifrutis orgânicos nas reitorias, como projeto piloto. Posteriormente se espera estender a iniciativa aos campi

Perfil Alimentar - Dados sobre o perfil alimentar e o estado nutricional dos servidores dos Institutos mostram que é baixo o consumo desses alimentos.  Além disso, apontam para excesso de peso e sedentarismo, fatores que, associados, apresentam riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, a principal causa de morte no Brasil e no mundo, conforme o estudo. 

Para a uma das responsáveis por esse levantamento e representante do Siass no GTIPSEGO,  Ariandeny Furtado, a alimentação saudável é um fator de proteção à saúde e a agroecologia aparece como oportunidade de desconstruir o sistema alimentar vigente. "nada melhor do que trazer alimentos agroecológicos ao ambiente institucional como forma de promover a saúde", evidencia.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página