Página inicial > Últimas Notícias > IFSC compartilha experiência de oferta de cursos da Rede Certific
PROEJA

IFSC compartilha experiência de oferta de cursos da Rede Certific

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 12h58 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 17h18

Atividade faz parte de cronograma de implantação da política no âmbito do IF Goiano. Curso continua na quarta-feira, 4, e tem transmissão ao vivo no YouTube.

IFSC oferece, desde 2013, a certificação integrada a cursos do Proeja

Existem no Brasil mais de 81 milhões de pessoas sem educação básica, um sinal de alerta para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o papel social dessas instituições. O número foi trazido na terça-feira, 3, pela professora Elenita de Lima, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para demonstrar a necessidade de se ampliar a oferta de cursos voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) .

Elenita ministra até quarta-feira, 4, na Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) oficina para capacitar servidores para implementar a Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certific) em âmbito institucional.  O curso está sendo transmitido ao vivo pelo canal do IF Goiano no YouTube (veja abaixo)

A professora é gestora da EJA na instituição catarinense e compartilhou, juntamente com a professora Claudia Hickenbick - coordenadora da Rede Certific no mesmo local - a experiência adquirida ao longo de quatro anos de trabalho na implantação da política.  De acordo com as profissionais, por entender que a demanda por certificação estava ligada ao público da EJA, o IFSC integrou, desde 2013, a oferta do Certific ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Para tanto, houve criação de uma Comissão de Integração dos Programas Sociais (CIPS), de caráter intersetorial, formada por servidores das pró-reitorias de Ensino e de Extensão. A partir daí foram desenvolvidos editais para projetos pilotos de cursos Proeja/Certific, com adesão de quatro unidades e, posteriormente, oferecidos com tal perspectiva dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Pescador e Operações Básicas de Hospedagem, e dois cursos técnicos: Turismo e Têxtil.

Entre as peculiaridades dessas ofertas foi apontado o ingresso descentralizado, ou seja, fora do calendário unificado de processos seletivos. A justificativa de  Elenita é que o público do Proeja não chega até a instituição pelas vias tradicionais: ele precisa ser buscado na comunidade. "Fazemos uma busca ativa, por exemplo, nas associações de bairro, pois muitas vezes o estudante-trabalhador não se sente parte do universo das nossas escolas e jamais vai parar para ler nosso site ou o cartaz dos nossos processos seletivos", explica.

Etapas - Participam dessa capacitação da Rede Certific membros de Comissão formada por servidores ligados à Extensão e ao Ensino, além de servidores interessados no tema, inclusive do Instituto Federal de Goiás (IFG). Com o curso desta semana, o IF Goiano segue seu cronograma de implantação da política, cujas atividades estão sendo desenvolvidas desde agosto deste ano. Diversas outras etapas estão previstas até abril de 2018, data prevista para a conclusão dos trabalhos.

Durante o início das atividades da capacitação, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias Monteiro - representando o reitor, Vicente de Almeida - lembrou que a certificação tem o poder da inclusão - o que, por si só, já justifica sua necessidade. O pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes, agradeceu a presença das professoras e espera que a oficina facilite o desenvolvimento dos trabalhos na Instituição. "Queremos aproveitar o caminho de vocês para encurtar o nosso", brincou.  Na mesma linha, a chefe da Unidade de Eventos Científicos e FIC da Proex, Geísa Boaventura, ponderou que o Ministério da Educação (MEC) está ciente dos passos de implantação da Rede Certific no IF Goiano. "Acreditamos que este deve ser um trabalho construído em rede", defendeu.

Legislação - A Rede Certific é uma política de Educação Profissional e Tecnológica voltada para o atendimento de trabalhadores jovens e adultos para reconhecer, por meio da certificação, aprendizagens adquiridas na prática do trabalho. Ela foi instituída pela Portaria Interministerial 1.082, de 20 de novembro de 2009, e reorganizada pela Portaria Interministerial MEC/MTE 5, de 25 de abril de 2014.

Entre outros documentos que justificam a oferta de cursos EJA na Educação Profissional está o Decreto 5840/2006, do MEC, que institui o Proeja e estabelece o percentual de 10% das vagas das instituições ofertantes nessa modalidade. A e Meta 10 do Plano Nacional de Educação também estabelece 25% de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional.

Acesse:

Programação do curso