Página inicial > Últimas Notícias > Representante da embaixada britânica fala sobre programa Chevening
Bolsas

Representante da embaixada britânica fala sobre programa Chevening

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 13h32 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 18h29

Iniciativa concede benefícios a estudantes que desejam cursar mestrado no Reino Unido.

Inscrições estão abertas até 7 de novembro. Informações foram trazidas à Reitoria pelo assistente do programa Carlos Eduardo Mesquita

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da Assessoria Internacional, promoveu na quinta-feira, 26, palestra com o representante da embaixada britânica Carlos Eduardo Mesquita sobre o Programa Cheveing de bolsas de mestrado. As orientações foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal do IF Goiano no YouTube (veja abaixo).

As bolsas Chevening são o programa mundial de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. Elas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança para um programa de mestrado de um ano em qualquer área e em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 7 de novembro, pelo  site do programa (link abaixo). Podem participar estudantes de graduação com dois anos de experiência (valem estágio e trabalhos autônomo e voluntário) e que ainda não tenham recebido bolsas do governo britânico. Para participar, é necessário ainda que o estudante volte ao Brasil após o término do curso e tenha níveis mínimos de proficiência em língua inglesa.

O programa Chevening existe desde 1983 e está presente em mais de 160 países. Em 2017, foram disponibilizadas 65 bolsas para estudantes brasileiros. A seleção é realizada pessoalmente pela embaixada do Reino Unido no Brasil. O valor do benefício inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa.

O objetivo, de acordo com Carlos Eduardo, é criar uma rede de pessoas que estudem no reino unido e voltem para seus países de origem, mas mantenham uma relação com o governo britânico. A experiência na área, segundo o profissional  - também assistente do programa - é necessária para comprovar o potencial de liderança buscado nos estudantes pelo governo britânico.

O Chevening foi apresentado ao IF Goiano por meio da Rede Goiana de Educação Internacional, criada em 2016 com o objetivo de promover e fomentar a cooperação internacional das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás com universidades e centros de pesquisas estrangeiros. Além do IF Goiano, fazem parte da Rede a Universidade Federal de Goiás (UFG),o Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e a Unievangélica.

Acesse palestra sobre o programa

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: