Concurso premia ideias inovadoras em Educação e Trabalho
Podem participar estudantes de cursos técnicos de nível médio e professores. Inscrições vão até 22 de dezembro.
As inscrições para o concurso Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho estão abertas. A iniciativa é voltada aos estudantes do ensino técnico de nível médio e à professores atuantes nas instituições, que promovem o ensino profissional e tecnológico (em qualquer nível), dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O concurso tem como principal objetivo incentivar a geração de ideias, bem como a inovação na educação profissional.
Os interessados podem se candidatar até 22 de dezembro. Após a escolha de um dos temas propostos, os alunos inscritos devem desenvolver um produto inédito no formato de protótipo, software, jogos e outros similares, que atendam aos critérios de classificação e pontuação descritos no edital. Já os professores devem apresentar um artigo. O resultado provisório será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2018.
Serão premiados seis trabalhos. Dentre eles, três artigos e três produtos, um por tema – com placas honoríficas e diplomas de reconhecimento. Os autores das produções vencedoras participarão da cerimônia de premiação prevista para 28 ou 29 de março de 2018, em Salvador (BA).
Após o recebimento do prêmio, o grupo será deslocado para a cidade do Rio de Janeiro, onde, por cinco dias, participará de atividades educacionais e culturais, que incluem a divulgação dos seus trabalhos nas quatro unidades da RFEPCT existentes no estado, que são: IFRJ, IFF (Cabo Frio), CEFET-RJ e Colégio Pedro II.
O concurso é organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC/Setec), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da CPLP. A competição está prevista na Carta de Recomendações resultante da reunião realizada em agosto de 2017, em Brasília. O documento destaca uma série de ações para promover o ensino profissionalizante, assim como uma agenda para o fortalecer a cooperação técnica.
Confira mais informações no edital
Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif, com informações do MEC (adaptada).
Redes Sociais