Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano titula primeira mestre em Biodiversidade e Conservação
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

IF Goiano titula primeira mestre em Biodiversidade e Conservação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 18h12 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 18h20

Defesa foi realizada na quinta-feira, 15, no campus Rio Verde. O programa, que começou a funcionar em 2016, visa contribuir para o conhecimento do Cerrado e, consequentemente, para sua conservação.

 Aconteceu nesta quinta-feira, 15, a primeira defesa de mestrado do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde. Além da defesa, uma breve cerimônia para marcar o fato contou com a presença do reitor da instituição, Vicente Pereira de Almeida, e do diretor do Campus, Anísio Correa da Rocha, entre outros dirigentes.

Carolina Emília dos Santos, orientada pelo professor Alessandro Ribeiro de Morais, defendeu sua dissertação sobre unidades de conservação no Cerrado. O trabalho aprovado pela banca analisou a efetividade dos planos de manejo para conter a perda de vegetação nativa nas áreas protegidas do Cerrado. "Poucas unidades de conservação possuem plano de manejo e não foram observadas diferenças significativas na efetividade desses planos para conter tal perda", concluiu Carolina.

A pós-graduação em Biodiversidade e Conservação é um mestrado acadêmico que começou a funcionar em 2016 no IF Goiano. Seu principal objetivo é contribuir para o conhecimento do Cerrado e, consequentemente, para sua conservação. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, conhecido pela grande biodiversidade e pelas importantes bacias hidrográficas que abriga.

Nas últimas quatro décadas, o Cerrado se tornou ainda importante fronteira agrícola do Brasil. Estudos agrupados no projeto Terraclass Cerrado (2015), realizados por diversas instituições públicas, revelaram que 54,5% do bioma mantém sua vegetação natural. As áreas de pastagem, inclusive em degradação, ocupam 29,5%, e as áreas de agricultura (anual e perene) somam mais 11,6%. A demanda crescente pela produção de alimentos, entretanto, pode pressionar o Cerrado, que é o mais vulnerável dos biomas brasileiros, visto que somente 8,21% de sua área é protegida por unidades de conservação, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Juliana de Fátima Sales, o programa pode contribuir para encontrar soluções que atendam aos objetivos da produção de alimentos e, ao mesmo tempo, evitem problemas ambientais. “Por ser um mestrado acadêmico, além da formação de profissionais qualificados, são gerados conhecimentos científicos importantes para o desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais do Cerrado”, explicou ela.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva, explicou que outros programas de pós-graduação da instituição, principalmente na área de Ciências Agrárias, seguem estes mesmos princípios. “A comunidade científica da nossa instituição está comprometida com o desenvolvimento sustentável, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico e social”, comentou ele.


Assessoria de Comunicação Social do Polo de Inovação

registrado em:
Fim do conteúdo da página