Página inicial > Últimas Notícias > Servidores discutem promoção da saúde no IF Goiano
Siass

Servidores discutem promoção da saúde no IF Goiano

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 18h09 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 18h12

Oficina foi realizada na terça-feira, 10, com profissionais dos campi Urutaí e Ceres, UFG e IFG. Siass prepara novas atividades para os meses de abril a junho.

Os desafios na promoção da saúde no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) estão sendo debatidos por profissionais na terça-feira, 10, na reitoria da Instituição. A oficina encerra as atividades da Semana Institucional de Promoção da Saúde, realizada pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass IF Goiano/Goiás).

A atividade teve a participação de profissionais dos campi Urutaí e Ceres e também da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG).  Na ocasião eles levantaram suas vivências e percepções sobre o assunto nos ambientes onde trabalham.

De acordo com a coordenadora desta ação, Ariandeny Furtado, a promoção da saúde engloba uma dimensão integral, que vai além da prática de atividades físicas, por exemplo. "Trabalhamos a autonomia do indivíduo, que se torna consciente e capaz de fazer suas próprias escolhas ", explica.

A servidora, que é nutricionista, exemplifica que, ao optar por orientar uma pessoa a conseguir se alimentar de forma saudável em qualquer horário ou ambiente em que ele esteja, em vez de somente prescrever uma dieta, o profissional já está promovendo saúde. De acordo com os profissionais, uma das grandes dificuldades de trazer essas discussões para o ambiente de trabalho é conseguir o engajamento dos servidores nas atividades propostas.

"É preciso entender o nosso servidor para que consigamos sensibilizá-lo a pensar sobre sua saúde", destaca Ariandeny. A nutricionista explica que já existem atos normativos de promoção à saúde, como a Política Nacional de Promoção da Saúde e a Lei nº 8.080, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. "O desafio é implementá-las de maneira mais efetiva no ambiente institucional", enfatiza.

Dentre as questões de saúde debatidas na oficina que carecem da conscientização estão o hábito de fazer exames periódicos e ter momentos de lazer individual ou coletivos, seja com a família amigos ou colegas de serviço. Para quem não pode ou não tem tempo de ir a uma academia, optar por alternativas como ir a pé para o trabalho ou subir escadas do prédio já são opções de escolhas saudáveis.

Em um segundo momento, discutiram-se de modo mais específico os valores que fundam os princípios da Política Nacional, como a equidade, participação social, autonomia, integralidade e territorialidade, sendo este último o foco das discussões. A médica do Siass Paula Christina Figueiredo explica que o objetivo foi entender as demandas específicas de cada campus para se propor ações específicas para cada um, somando assim às atividades desenvolvidas regionalmente. "Gostaríamos de ter a participação massiva dos diversos campi dos Institutos para, de fato, conseguirmos consolidar uma rede de promoção da saúde", considera.

Programação - Além desta oficina, o Siass realizou diversas ações em Goiânia de 2 a 6 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 7 de abril. Compuseram a programação roda de conversa sobre alimentação saudável, oficina de receitas saudáveis para o ambiente institucional, feira de promoção da saúde e diálogo sobre soberania e segurança alimentar e nutricional.

Especificamente no IF Goiano, foi realizada na quarta-feira, 4, atividade de consciência corporal na Praça Professor Cecílio Fleuri, que fica próxima à reitoria. Na ocasião, servidores fizeram exercícios de alongamento e meditação, coordenados pela médica do Siass Paula Cristina Abrantes.

Segundo a profissional, está comprovado que a meditação melhora a memória, combate o estresse, ajuda no autoconhecimento e facilita a comunicação, entre outros benefícios. E o alongamento ajuda a organizar o pensamento e ameniza as consequências de riscos ergonômicos como, por exemplo, ficar muitas horas sentado. Para Paula, a atividade foi também um incentivo para a criação de um grupo de consciência corporal na reitoria.

Novidades - O Siass prepara, também, outras atividades programadas na reitoria do IF Goiano para os meses de abril, maio e junho deste ano. A vivência Você Tem Fome de Quê promoverá sete encontros temáticos sobre alimentação saudável, fome e peso corporal. Já a ação Pratique Saúde!  realizará palestras relacionadas à Ayurveda, ciência milenar indiana que trabalha a influência da natureza sobre o indivíduo a fim de aumentar a longevidade.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: