Página inicial > Últimas Notícias > Servidoras destacam vivências sobre alimentação saudável, fome e peso corporal

Servidoras destacam vivências sobre alimentação saudável, fome e peso corporal

Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 12h09 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 10h52

As atividades do projeto Você Tem Fome de Quê? serão realizadas em sete encontros, às segundas-feiras, até dia 27 de junho.

A médica Paula Abrantes afirma que, em termos de alimentação e exercício, temos que pensar naquilo que nos traz prazer e que conseguimos executar

Servidoras do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e de Goiás (IFG) iniciaram na segunda-feira, 16, as conversas e troca de experiências do grupo Você Tem Fome de Quê?. O encontro foi realizado no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor e contou com a presença de participantes das duas instituições para abordar questões em torno do questionamento sobre alimentação e vitalidade.

Os encontros são coordenados pela médica Paula Christina de Abrantes Figueiredo, servidora do IFG e que atua nas ações junto ao Siass. “É a primeira vez que formamos esse grupo dessa forma. Ele é novo. Como o grupo é variado, vimos que palestras não despertam muito interesse e não promovem muita mudança porque nem sempre as pessoas absorvem tudo. Mudamos pra modalidade de roda de conversa para compartilharmos as experiências”, conta Paula.

A médica acrescenta que o grande desafio para a equipe de promoção à saúde é o de sensibilizar os gestores e os servidores que saúde é investimento. “Queremos tornar isso mais precoce. Nós perdemos nossa vitalidade ao longo da vida, diminuímos nossa energia e entre perder essa vitalidade e ficarmos doentes podemos atuar e restaurar nossa saúde. O que fazer para retomar essa vitalidade? Precisamos trazer esse questionamento do que nos nutre e como a alimentação vai interferir na nossa saúde”, destaca.

A roda começou com uma apresentação das participantes a partir da pergunta: por que você faz dieta? As seis servidoras contaram um pouquinho das suas histórias, pra que tudo que fosse falado fosse levado em consideração pela médica na condução do grupo. A assistente social do Siass Ilza Carvalho dos Santos, por exemplo, contou que iniciou o processo de emagrecimento por questão de saúde, porque é hipertensa. Ela pesava 74 quilos e já consegui emagrecer, do ano passado pra cá, 14 quilos. “Já tinha uma alimentação a favor da saúde, depois que comecei a entrar nesse processo. E também faço caminhada como exercício físico. Primeiro perdi 7 quilos e esse ano consegui mais 8 quilos”, afirma.

A servidora Márcia Cecília Ramos Lopes, do IFG – Câmpus Goiânia, diferente de algumas das presentes, não tem um problema específico de saúde. Ela conta que leva a vida comendo alimentos mais naturais. “Gosto mesmo é de pegar no pé”, afirma. A servidora prefere atividades físicas ao ar livre e evita tomar medicamentos, mas relata que, com a chegada da menopausa, tudo ficou mais difícil e por isso resolveu participar do grupo. “Acredito que com a alimentação não precisarei tomar remédio nesse período”, diz.

Diante de tantas histórias e experiências que envolvem alimentação, saúde, estética e até fatores psicológicos e emocionais, a médica do Siass afirma que primeiro temos que pensar no que nos dá prazer ou não, em termos de alimentação e exercícios. E dentro disso tentarmos sempre pensar no que conseguimos fazer, o que “damos conta”, para irmos nos “adaptando às realidades, às mudanças no cotidiano, às limitações alimentares que desenvolvemos”, finaliza.

Programação - O grupo “Você tem fome de quê?” discute questões que interferem no comportamento alimentar e na psiquê de cada indivíduo, gerando condicionamentos e atitudes automáticas. Temas como a fome, o peso corporal e a alimentação saudável serão abordados, com o objetivo de identificar os princípios relacionados ao emagrecimento. Os encontros serão realizados no formato de roda de conversa, com grupo de 15 pessoas. Esse primeiro, que marcou o início das atividades do grupo, tratou de Dietas e jejum, com roda de conversa sobre as experiências vividas e o que funciona.

Os encontros serão realizados sempre às segundas, às 10h30, no prédio onde funciona o Siass (Instituto Federal Goiano, em Goiânia). Pelo cronograma, o próximo encontro será realizado dia 7 de maio e vai tratar dos sintomas, velocidade da digestão, capacidade digestiva e habito intestinal. No dia 14 de maio, o assunto será Açúcares - alimentos que deem energia, pureza, equilíbrio e consciência.

Já no dia 28 de maio, os participantes falarão sobre O que vou comer hoje - o mercado e o que há disponível. Em junho, no dia 11, a roda de conversa vai abordar questões sobre exercícios físicos - como fazer para priorizar a pureza, equilíbrio, energia e consciência; no dia 25 do mesmo mês, o tema será Consciência - evitar a negação, a distração, o esquecimento e o entorpecimento. E no último encontro, dia 27, será a vez da parte prática com a oficina culinária.

Além desse novo grupo, o Siass também está promovendo nova turma do Pratique Saúde, que começa no dia 3 de maio, e está relacionado a ensinamentos da sabedoria milenar Ayurveda, que traz relações entre alimentação e longevidade.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social do IFG (adaptada)

registrado em: