Começa Reunião Regional no Campus Rio Verde
Evento está sendo realizado entre os dias 15 e 19 de maio. Abertura aconteceu na terça-feira e contou com presença de representantes de importantes instituições de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Começou na terça-feira, 15, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, neste ano, está sendo realizada no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde. Quase 2 mil pessoas já se inscreveram no evento, oriundas de 136 municípios brasileiros em 16 estados e do Distrito Federal.
Na cerimônia de abertura do evento, o coordenador local do evento e professor do IF Goiano Paulo Sérgio Pereira iniciou a fala ressaltando que a busca pela qualidade na educação e popularização da ciência motivaram a realização do evento. Na sequência, o diretor-geral do Campus Rio Verde, Anísio Correa da Rocha, e a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, ressaltaram a importância da SBPC na representação do interesse público e das instituições como o IF Goiano.
Maria Zaira acrescentou ainda que o evento traz uma significativa contribuição na promoção do conhecimento, dos debates, e permite o contato da comunidade com temas importantes de ciência e tecnologia.
Em sua fala, o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, destacou os valores que orientam o trabalho de formação profissional realizado na Instituição, que é consonante com a realização de eventos como a reunião regional da SBPC. “Acreditamos no potencial pedagógico da pesquisa e da extensão para a transformação social, por meio da formação de profissionais mais bem preparados para o mundo do trabalho e para a vida”, afirmou ele.
A titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eline Neves Braga Nascimento, comentou a relevância do tema do evento, o Cerrado. “Reflete a importância das contribuições científicas e tecnológicas como parte das microrregiões e dos estados que estão inseridos neste bioma”, considera. Para a secretária, o tema permite discutir de que modo se pode atuar com inovação e propiciar crescimento econômico, sustentabilidade, preservação do Cerrado e gerar benefícios para toda sociedade.
Por fim, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, também falou da importância da ciência para produzir mais riquezas e promover sua distribuição. “A gente muda o país com inovação, com a capacidade dos jovens e com exemplos de empreendedorismo como dos produtores rurais desta região, mas ainda temos muito o que discutir sobre desenvolvimento sustentável e distribuição de renda”, ressaltou ele.
Ildeu convidou os jovens para participarem das conferências e mesas-redondas ao longo do evento, discutindo, fazendo críticas e levando novas ideias. E ainda fez um convite a todos para diversos eventos de discussão de políticas públicas para educação, ciência e tecnologia que vão pautar propostas a serem encaminhadas a candidatos a cargos eletivos no Executivo e Legislativo. “Não podemos concordar com a redução drástica de recursos para ciência e tecnologia, pois o que está em jogo é o desenvolvimento do país”, concluiu ele.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães e de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Acesse página do evento
Flickr: confira fotos do congresso
Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação
Redes Sociais