Página inicial > Últimas Notícias > 4ª edição do CEIC é aberta no Câmpus Morrinhos

4ª edição do CEIC é aberta no Câmpus Morrinhos

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2015, 04h44 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 09h54

A solenidade aconteceu no auditório da biblioteca da unidade, que será sede do congresso até quinta-feira, 24, com a missão de possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores e alunos bolsistas do Pibic, Pibiti e Pivic.

imagem sem descrição.

A cerimônia de abertura do IV Congresso Estadual de Iniciação Científica (CEIC) foi realizada na noite de segunda-feira, 21, reunindo estudantes, pesquisadores e autoridades do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A solenidade aconteceu no auditório da biblioteca do Câmpus Morrinhos, que será sede do congresso até quinta-feira, 24, com a missão de possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores e alunos bolsistas do Pibic, Pibiti e Pivic.

No IF Goiano, pelo fato de a verticalização do ensino ser uma realidade, o congresso traz a particularidade de reunir em um mesmo ambiente alunos de diferentes níveis de ensino, isto é, do nível médio-técnico ao doutorado, colaborando para o enriquecimento da vivência acadêmica.

Nesta edição do CEIC, houve um aumento de mais de 30% no número de trabalhos inscritos. O destaque foi feito pela presidente da Comissão Organizadora, professora Aline Camargos. “Em 2014, o CEIC registrou cerca de 260 trabalhos e neste ano recebemos 350 resumos, o que significa que estamos plantando a semente da pesquisa entre nossos alunos, despertando neles o interesse em participar do desenvolvimento científico”, ressaltou a docente, que também agradeceu o empenho de todos os servidores e alunos envolvidos na organização do evento em Morrinhos.

Investimentos – Em seu discurso, o diretor-geral do Câmpus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva, ressaltou a importância da parceria com a Reitoria para as conquistas da unidade nos últimos anos, com relação à área de Pesquisa. “Lembro-me de que em 2010, tínhamos apenas três bolsas de Iniciação Científica do CNPq e lutávamos para custear mais três. De lá para cá, conseguimos multiplicar esse número por dez, sem termos, no entanto, nosso orçamento aumentado na mesma proporção”, afirmou.

Gilberto Silvério se referiu às 30 bolsas de Pibic ofertadas este ano aos alunos de graduação com recursos do próprio câmpus. Além destas, em 2015, foram oferecidas 15 bolsas de Pibic Júnior para alunos do ensino médio. Soma-se a esta oferta, as seis bolsas de Pibic e Pibiti custeadas pelo CNPq, dez bolsas de Pibic Júnior também pagas pelo CNPq e duas bolsas de Pibiti concedidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IF Goiano (Proppi).

Representando o reitor do IF Goiano na cerimônia, o pró-reitor de Administração, Claudecir Gonçales, citou a cota atual de bolsas de Iniciação Científica para todos os câmpus e investimentos que colaboram para o desenvolvimento científico na instituição. “Apesar da redução no repasse financeiro, receberemos da Setec/MEC recursos da ordem de R$ 360 mil para trabalharmos com inovação. Além da parceria com o CNPq, que nos garante a oferta de 62 bolsas, custeamos hoje 330 bolsas para nossos alunos. No ano passado, destinamos cerca de R$ 70 mil para a tradução de artigos científicos e em 2015 esse montante já chega a R$ 100 mil”, elencou o pró-reitor.

Também compuseram a mesa diretiva da cerimônia os pró-reitores de Ensino e e de Extensão, Virgílio Tavira Erthal e Sebastião Nunes, o diretor de Pesquisa do Câmpus Morrinhos, Rodrigo Silva, e a professora Iraci Balbina, que representou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabiano Guimarães Silva. Na plateia, prestigiaram a abertura do CEIC diretores e coordenadores locais e gestores de outras unidades, a exemplo dos diretores-gerais dos câmpus Iporá e Urutaí, José Junio Rodrigues e Gilson Dourado.

Palestra – Após a abertura solene, os participantes puderam assistir à palestra do professor do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Robert Weingart Barreto, que é PhD em Botânica. Com experiência na área de micologia, o pesquisador fez um relato de sua aventura pessoal no trabalho de descrever, utilizar e conservar a diversidade fúngica.

Na UFV, Barreto também coordena a Clínica de Doenças de Plantas, desde a sua criação em 1998. Dentro da área da micologia, o docente se dedica aos temas: controle biológico de plantas daninhas; taxonomia de fungos; fitopatologia; diagnose de doenças fúngicas de plantas; e biodiversidade fúngica de ecossistemas brasileiros.

A programação do IV CEIC terá continuidade nesta terça-feira, 22, a partir das 8h. Confira aqui as atividades programadas.

Para conferir as fotos da abertura do evento, clique aqui.

Assessoria de Comunicação Social – Câmpus Morrinhos

registrado em: