Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

CEP/CONEP

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 09h19 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 13h21 | Acessos: 8444

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (CEP/IF Goiano) é um colegiado interdisciplinar e independente vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Regimento do CEP

Os projetos a serem avaliados pelo CEP devem ser submetidos via Plataforma Brasil.

O CEP do IF Goiano avalia projetos de pesquisa com dados não coletados. pesquisas em desenvolvimento ou com dados coletados não serão avaliadas.

Ao CEP é atribuído:

- Revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos.

- Contribuir para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade.

- Salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa.

- Manter a guarda confidencial de todos os dados obtidos na execução de sua tarefa e arquivamento do protocolo completo, que ficará à disposição das autoridades sanitárias.

- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos por meio de relatórios anuais dos pesquisadores.

- Desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência.

- Receber dos participantes da pesquisa ou de qualquer outra parte denúncias de abusos ou notificação sobre fatos adversos que possam alterar o curso normal do estudo, decidindo pela continuidade, modificação ou suspensão da pesquisa, devendo, se necessário, adequar o termo de consentimento.

- Instaurar sindicância à direção da instituição em caso de denúncias de irregularidades de natureza ética nas pesquisas e, em havendo comprovação, comunicar à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS) e, no que couber, a outras instâncias.

- Avaliar protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com prioridade nos temas de relevância pública e de interesse estratégico da agenda de prioridades do SUS, com base  nos  indicadores epidemiológicos,  emitindo  parecer,  devidamente  justificado,  sempre orientado,  dentre  outros,  pelos princípios da  impessoalidade,  transparência,  razoabilidade, proporcionalidade  e  eficiência,  dentro  dos  prazos  estabelecidos  em  norma  operacional, evitando redundâncias que resultem em morosidade na análise;

- Desempenhar papel consultivo e educativo em questões de ética; e

- Elaborar seu Regimento Interno.

Os protocolos de pesquisa analisados poderão ser enquadrados em uma das seguintes categorias:

I – Aprovado: quando o protocolo encontra-se totalmente adequado para execução.

II - Com pendência: quando a decisão é pela necessidade de correção, hipótese em que serão solicitadas alterações ou complementações do protocolo de pesquisa. Por mais simples que seja a exigência feita, o protocolo continua em “pendência”, enquanto esta não estiver completamente atendida.

III - Não Aprovado: quando a decisão considera que os óbices éticos do protocolo são de tal gravidade que não podem ser superados pela tramitação em “pendência”.

IV – Arquivado: quando o pesquisador descumprir o prazo para enviar as respostas às pendências apontadas ou para recorrer.

V – Suspenso: quando a pesquisa aprovada, já em andamento, deve ser interrompida por motivo de segurança, especialmente referente ao participante da pesquisa.

VI – Retirado: quando o Sistema CEP/CONEP acatar a solicitação do pesquisador responsável mediante justificativa para a retirada do protocolo, antes de sua avaliação ética. Neste caso, o protocolo é considerado encerrado.

 

Conheça os membros do CEP

Membro

Campus/Unidade

Suplente

 

Roberto Takashi Sanda 

Urutaí

Natany Ferreira Silva

Reitoria

Mariana Buranelo Egea - coordenadora

Rio Verde

Acacia Goncalves Ferreira Lea

 Rio Verde

Silvia Rosa

Morrinhos

Leandro Farias Garcia

 Rio Verde

Thais Alves Barbosa

Morrinhos

Alessandra Cristina Tomé  Morrinhos

Adriane da Silveira Gomes

Iporá

Fatima Suely

Ribeiro Cunha

 Morrinhos

Alexsandra Valéria Sousa Costa de Lima

Ceres

Samantha

Rezende Mendes

 Rio Verde

Renata Silva Pamplona

Rio Verde

Marco Antonio

Harms Dias

 Reitoria

Suzane Martins Ferreira

Morrinhos

Grassyara

Pinho Tolentino

 Urutaí

Sangelita Miranda Franco Mariano - vice coordendora

Morrinhos

Mariana Pirkel Tsukahara  Reitoria

Laise do Nascimento Cabral

Campos Belos

Ondina Maria da Silva Macedo  Ceres

Sarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio Gonçalves 

Reitoria

 Lucianne Oliveira Monteiro Andrade  Ceres
Fim do conteúdo da página