Estágio Cursos Técnicos e de Graduação
Antes e preencher os documentos de estágio, é necessário que o (a) estudante leia as instruções que estão em conformidade com o Regulamento de Estágio.
- Toda documentação relativa ao início de estágio deverá ser protocolada na Gerência de Extensão antes do aluno (a) iniciar suas atividades de estágio. Caso o aluno, por algum motivo, não consiga protocolar a documentação, deverá comparecer na Gerência de Extensão com antecedência e comunicar o motivo aos responsáveis.
- Em hipótese alguma aceitaremos documentos de início e término de estágio em uma única data. Favor não insistir.
- A ausência do TCE – Termo de Compromisso de Compromisso de Estágio caracterizará vínculo empregatício perante o MPT – Ministério Público de Trabalho e sujeitará a parte concedente as sanções previstas na Lei.
- Todos os documentos devem ser assinados por extenso e carimbados pela parte concedente/empresa.
- Em hipótese alguma aceitaremos documentos sem carimbo e/ou assinatura por extenso da concedente, orientador, supervisor e coordenador do curso.
- Todos os documentos deverão ser digitados, exceto a NOTA da avaliação do estagiário.
- Os relatórios de cursos técnicos são diferentes dos cursos superiores, o aluno deverá observar antes de preencher o documento.
- No caso de qualquer alteração do TCE – Termo de Compromisso de Estágio durante o período de estágio, o (a) aluno (a) deverá entrar no site do campus, link da extensão e fazer a alteração. Após preencher e as partes assinarem o documento, o estagiário (a) deverá protocolar na Gerência de Extensão.
- Caso o aluno (a) não se interesse em continuar com o estágio, ele deverá procurar o setor para receber orientação quanto ao procedimento de desligamento da empresa.
- O Prazo para entrega dos documentos da conclusão do estágio será no máximo 45 dias após a data de finalização do estágio. Após este prazo, o aluno poderá perder seu estágio.
- O aluno (a) deverá procurar o orientador antes, durante e após concluir o estágio, visando a elaboração e avaliação do relatório.
- Todas as dúvidas referentes a parte legal do estágio poderão ser sanadas no regulamento que se encontra (abaixo).
- Dúvidas que surgirem antes, durante e após o estágio o (a) aluno (a) deverá se dirigir à Gerência de Extensão para esclarecimento. O horário de atendimento do setor é das 7:00 às 22:00.
Acesse: Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Técnicos e Superiores do IF Goiano
INFORMATIVO: BOAS PRÁTICAS NOS ESTÁGIOS
1. INÍCIO DO ESTÁGIO
- O aluno (a) deverá estar regularmente matriculado. Caso o aluno(a) tenha concluído o curso, a matrícula deverá ser reativada.
Documentos Necessários:
Formulário de Autorização de Estágio
- Devidamente assinado pelo professor orientador e coordenador do curso do IF Goiano.
- De preferência escolha um professor do IF Goiano – Campus Rio Verde que seja ligado à área em que irá atuar no estágio.
- O professor deverá ser consultado e concordar em orientar o estágio. Mediante a anuência do professor, a ficha deverá ser assinada por extenso. Não confundir professor orientador de estágio com professor coordenador de curso, porém o coordenador poderá ser orientador do estágio.
- O orientador e coordenador de curso devem assinar a ficha de autorização por extenso.
- Deverá ser digitado.
Formulários
- Ficha de autorização de Estágio Obrigatório de Estágio Não Obrigatório
- Histórico Escolar parcial com o quantitativo de créditos cursados - para o aluno (a) que for realizar o estágio obrigatório.
Observação de declaração de créditos: documentos protocolados sem que o aluno(a) tenha atingido o montante de créditos necessários para o estágio obrigatório serão indeferidos.
Termo de Compromisso de Estágio
- Trata-se do contrato de estágio feito entre a parte concedente/empresa, o aluno e o IF Goiano. Três vias iguais e originais.
- Deverá ser digitado.
- Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório e Estágio não Obrigatório
Plano de Atividades de Estágio
- Devidamente assinado pela empresa, de preferência pelo supervisor do estágio
- A concedente deverá estar ciente das atividades que o estagiário irá desenvolver ao longo período do estágio.
- Deverá ser digitado.
CURSOS TÉCNICOS
CURSOS SUPERIORES
Seguros
Seguro contra acidentes pessoais é obrigatório conforme a Lei nº 11788/2008.
Estágio Obrigatório:
O IF Goiano – Campus Rio Verde disponibiliza seguro contra acidentes apenas aos alunos que estão cumprindo estágio obrigatório.
Dados do seguro:
Seguradora: BRASILSEG COMPANHIA DE SEGUROS
Número apólice: nº. 82/4315
Estágio Não Obrigatório:
Quanto aos estágios não obrigatórios, os acadêmicos do IF Goiano - Campus Rio Verde deverão buscar junto à concedente do estágio, a contratação do seguro de vida contra acidentes ou contratar seu próprio seguro particular. O estagiário deve inserir no TCE as informações da Seguradora e o Número da Apólice do seguro.
2. ALTERAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Caso haja alteração do Termo de Compromisso de Estágio, o aluno(a) deverá preencher o documento(s) de acordo com cada situação apresentada abaixo.
Alteração do Termo de Compromisso de Estágio
- Rescisão
- Prorrogação
- Alteração de estágio não obrigatório para obrigatório e vice-versa
- Formulário de alteração do Termo de Compromisso de Estágio
Alteração do Professor Orientador de Estágio
3. CONCLUSÃO DO ESTÁGIO
Documentos Necessários:
-
Modelo de declaração - Estágios realizados nas dependência do Campus Rio Verde
-
Modelo de declaração - Estágios realizados fora das dependências do Campus Rio Verde
-
Emitidos em papel timbrado pela parte concedente.
Avaliação do desempenho do estagiário
- Avaliação do Estágio - Deverá ser preenchido pela empresa onde o aluno (a) fez seu estágio.
- Avaliação do Estágio Pelo Aluno - Deverá ser preenchido somente pelo aluno.
Relatório parcial
- A cada 6 (seis) meses, o estagiário deverá entregar à seção de Estágio o Relatório Parcial de Estágio devidamente assinado pelas partes.
- Relatório Parcial de Estágio
Relatório final
- Após a realização do estágio, você deve entregar o relatório de estágio junto com as outras documentações da finalização do estágio. O relatório deve conter, de forma detalhada, as atividades que foram realizadas.
- Preenchido pelo aluno.
- Relatório Final de Estágio Não Obrigatório - Cursos Técnicos e Superiores
- Relatório Final de Estágio Obrigatório - Cursos Técnicos
- Relatório Final de Estágio Obrigatório - Cursos Superiores
Parecer do Relatório de Estágio
- Assinado por extenso pelo professor orientador e coordenador do curso do IF Goiano – Campus Rio Verde-GO
- Formulário de parecer de relatório de Estágio Obrigatório e Estágio Não Obrigatório
Disposições Gerais
- Os relatórios de cursos técnicos são diferentes dos cursos superiores, o aluno deverá observar antes de preencher o relatório.
- Todos os documentos devem ser assinados e carimbados pela parte concedente/empresa.
- Em hipótese alguma aceitaremos documentos sem carimbo e assinatura da concedente.
- Todos estes documentos deverão ser digitados, exceto a NOTA que fora atribuída na avaliação do estagiário.
4. APROVEITAMENTO DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS CORRELATAS AO CURSO
Informações importantes
- Só serão consideradas experiências profissionais como estágio, se as atividades desempenhadas na empresa forem correlatas com a área do curso.
- Os alunos (as) que ingressaram no ano de 2014 só terão suas experiências profissionais aproveitadas se apresentarem comprovação dentro do período letivo.
- Os alunos (as) que ingressaram até 2013 poderão aproveitar as experiências profissionais como estágio a qualquer momento, desde que apresentem toda a documentação necessária.
- O aproveitamento só será considerado se o aluno apresentar a comprovação da experiência dentro do período letivo. Os alunos que ingressaram na instituição até 2013 poderão aproveitar as experiências profissionais como estágio a qualquer comento, desde que se encaixe nas normas estabelecidas.
- Os documentos deverão ser protocolados no setor de protocolo do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.
- Em caso de deferimento do pedido, o estágio será lançado no Q-Acadêmico até 5 dias úteis após o protocolo.
- Caso o estágio não seja lançado no Q-Acadêmico dentro do prazo de 5 (cinco) dias, o aluno deverá comparecer à Gerência de Extensão para verificar o andamento do requerimento.
- Caso o estudante tenha realizado atividades na modalidade JOVEM APRENDIZ, de forma alguma estas atividades serão aproveitadas como estágio.
Trabalhador com carteira assinada
Documentos necessários:
- Cópia autenticada da CTPS (Carteira de Trabalho) nas folhas que contém a foto, a qualificação civil e a folha do registro de trabalho. A assinatura do representante da empresa deve ser autenticada em cartório.
- Comprovação de no mínimo seis meses na carteira de trabalho.
- As atividades realizadas pelo aluno(a) devem ser correlatas a área do curso. O requerimento deve ser protocolado na gerência de extensão e o parecer da homologação sairá em até 48 horas após a entrega do documento.
- Os alunos (as) que ingressaram no IF Goiano a partir de 2014 só poderão requerer o aproveitamento de experiências profissionais no decorrer do curso. Após sua conclusão deverá, necessariamente, cumprir o estágio curricular obrigatório, conforme dispõe o projeto pedagógico do curso.
Formulários:
- Requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio
- Formulário de aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso
- Declaração de atividades profissionais emitida pela empresa
Trabalhador autônomo
Documentos necessários:
- Requerimento de Aproveitamento de Atividades Profissionais em duas vias.
- Documentos que comprovem o trabalho exercido: comprovante de registro na prefeitura municipal, carnê de contribuição ao INSS, comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviço.
- Comprovação de no mínimo seis meses de atividades autônomas.
Formulários
- Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio
- Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso
Proprietário de empresa
Documentos necessários:
- Cópia do contrato social da empresa e do cartão CNPJ.
- Comprovação de no mínimo seis meses como proprietário da empresa
Formulários:
- Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio
- Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso
Servidor público
- O servidor público deverá ter no mínimo seis meses de contrato com o órgão público.
- Cópia da portaria ou ato de nomeação.
- Comprovação de no mínimo seis meses no cargo.
Formulários:
- Formulário de requerimento para aproveitamento de atividades profissionais como estágio
- Formulário para aproveitamento de experiências profissionais correlatas ao curso
- Declaração de atividades profissionais
Folha de Ponto
- Deve ser entregue mensalmente até o 5º dia útil.
Redes Sociais