Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Tecnologia da Informação
Início do conteúdo da página

Tecnologia da Informação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 04 de Mai de 2021, 11h14 | Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 15h34 | Acessos: 7197

Apresentação

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é setor responsável por definir políticas e diretrizes institucionais, além de planejar, coordenar, supervisionar e orientar normativamente as atividades de gestão dos recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), garantindo o alinhamento estratégico com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e às recomendações do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). 

A DTI é composta pelos seguintes setores: Infraestrutura de TIC; Sistemas de Informação; Governança de TIC e Gestão de Segurança de Informação e Comunicação. Também 

Fazem parte do corpo técnico de TIC do IF Goiano os setores de TIC dos campi. 

Missão: Prover o IF Goiano de soluções de tecnologia da informação garantindo o cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição.

Visão: Ser reconhecido pela qualidade e excelência na prestação de serviços e soluções de TIC.

 

Mapa Estratégico de TIC

A metodologia utilizada para a elaboração do mapa estratégico de tecnologia da informação e comunicação foi o Balanced Scorecard (BSC). 

O BSC, em português seria traduzido como "Indicadores Balanceados de Desempenho", é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1992 pelos professores, da Harvard Business School (HBS), Robert Kaplan e David Norton. A seguir apresenta-se o mapa estratégico de TIC do IF Goiano.

 

PDTIC

Para alcançar os objetivos estratégicos do IF Goiano, é necessário que haja um alinhamento entre as estratégias organizacionais e as estratégias da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Dessa maneira, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) tem como objetivo atender as necessidades de tecnologia da informação e comunicação das unidades deste Instituto alinhadas aos objetivos estratégicos, visando agregar valor ao negócio. Nesse sentido, ele auxiliará a priorização e otimização da aplicação dos recursos de TIC.
O PDTIC compõe-se, em linhas gerais, por: Princípios e Diretrizes, Organização da Área de TIC, Resultado do PDTIC Anterior, Referencial Estratégico de TIC, Alinhamento com a Estratégia da Organização, Inventário de Necessidades, Capacidade Estimada de Execução da TIC, Plano de Metas e Ações, Plano de Gestão de Riscos de TIC e Plano Anual de Capacitação de TIC.

PDTIC 2021-2025 (Resolução CONSUP Nº 53/2021)
Portaria Nº 542, de 31 de maio de 2021 (DOU 01/06/2021 Edição: 102 Seção:1 Página: 110)

 

Governança de TIC

Para implantar, desenvolver e aprimorar a governança de TIC nos órgãos e entidades do SISP, a SETIC/MP elaborou o Guia de Governança  de TIC e publicou a Portaria nº 19, de 29 de maio de 2017. Baseado neste guia, o IF Goiano iniciou a implantação das boas práticas de governança de TIC criando o Comitê de Governança Digital (CGD) e o Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, aprimorando os níveis de responsabilidade, transparência e efetividade da gestão.

Governança de TIC, responsabilidade do CGD, é o sistema pelo qual a atual e a futura utilização da TIC é dirigida e controlada, envolvendo avaliar e direcionar a utilização de TIC para apoiar a organização e o acompanhamento deste uso para realizar planos, incluindo a estratégia e as políticas de utilização de TIC na instituição. Já a Gestão de TIC, responsabilidade do CTIC, executa o planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades de TIC em consonância com a direção definida pela função de governança a fim de atingir os objetivos institucionais. O modelo adotado pelo IF Goiano divide os papéis e responsabilidades entre os comitês, conforme figura abaixo:

Comitê de Governança Digital

Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação

Política de Governança de TIC do IF Goiano (Resolução CONSUP Nº 65 de 27 de Agosto de 2021)

Política de Impressão do IF Goiano (Resolução CONSUP Nº 64 de 27 de Agosto de 2021)

Guia do Processo de Contratação de Soluções de TIC do IF Goiano

Guia de Processo de Software do IF Goiano

Regimento Interno do Laboratório de Software (LabIF)

 

Comitês

Comitê de Governança Digital (CGD)

O Comitê de Governança Digital (CGD) do IF Goiano, órgão colegiado de natureza consultiva e propositiva, de caráter permanente, tem por finalidade o alinhamento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ao disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). 

O CGD é presidido pelo Reitor e composto pelos titulares das seguintes Unidades: 

I – Pró–Reitorias;

II – Direção–Geral de todos os campi; e 

III – Direção de Tecnologia da Informação da Reitoria.

Regimento Interno

 

Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC)

O Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) é responsável pela Gestão de TIC do IF Goiano, ou seja, pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades de TIC em consonância com o PDTIC, a fim de atingir os objetivos institucionais. É um órgão colegiado de natureza, consultiva, propositiva e de caráter técnico e permanente, que possui a atribuição de assessorar o Comitê de Governança Digital (CGD).
O CTIC é presidido pelo Diretor de Tecnologia da Informação e composto pelos titulares responsáveis pelo Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação de todos os campi e Polo de Inovação do IF Goiano.

Regimento Interno

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página