Pedagoga fala sobre mundo do trabalho e práticas educativas
Palestra de Sandra Urbanetz encerra quarta edição do evento na Câmara Municipal de Goiânia.
“A Educação só tem uma regra: é no coletivo que a gente constrói e consegue fazer mais”. Foi com essa afirmação que a professora Sandra Terezinha Urbanetz, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), encerrou a última atividade do IV Seminário de Alinhamento do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
Na palestra Mundo do Trabalho e Práticas Educativas em EPT, Sandra explorou dados sobre a concentração de renda e a outros fenômenos que ela relacionou ao capitalismo vigente. Segundo a pedagoga, 42 bilionários concentram a mesma quantidade de dinheiro da metade mais pobre da população global. No Brasil, os cinco maiores bilionários possuem o mesmo que a metade de baixo da pirâmide econômica.
Nesse contexto, a educação tem o papel de promover práticas problematizadoras mas, sobretudo, integradoras, tendo como estratégia principal a formação de sujeitos solidários, críticos e autônomos. “Dados como esses devem embasar razão de ser dos nossos projetos”, defende Sandra.
Um dos caminhos possíveis que o professor deve empreender nessa lógica capitalista, segundo ela, é a implementação do Ensino Médio Integrado nas instituições – possibilidade também defendida por outros palestrantes durante o evento. “A grande riqueza que temos nos Institutos Federais é a chance de concretizar o Ensino Médio Integrado”, acredita.
Dada a realidade e dificuldades, inclusive estruturais pelas quais passam essas instituições, Sandra pondera que não é fácil efetivá-lo. “Contudo não podemos abrir mão daquilo que acreditamos”, sentencia. Nesse processo, segundo ela, o professor é um agente-chave. “Cabe a ele fazer a travessia para que o aluno tome gosto pelo conhecimento”, sentencia.
Próxima edição - Findada a palestra de Sandra, os organizadores encerraram o evento agradecendo a presença de todos e anunciando que já estão sendo definidos data e local para o próximo Seminário, que deve ser renomeado para V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. A mudança será também estrutural, possibilitando aos participantes a apresentação de trabalhos científicos.
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Comissão de Comunicação do IV Seminário de Alinhamento do ProfEPT
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