Página inicial > Últimas Notícias > Atividades do IV Enpssan encerram na sexta-feira, 13

Atividades do IV Enpssan encerram na sexta-feira, 13

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 11h06 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 11h10

IF Goiano realiza evento sobre Soberania e Segurança Alimentar em parceria com UFG, IFG e Rede Penssan.

A interlocução com a sociedade foi a tônica da abertura do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Enpssan). O evento está sendo realizado desde terça, 10, e vai até sexta-feira, 13,  no Campus Colemar Natal e Silva (Setor Universitário - Goiânia), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) são realizadores do evento, juntamente com a UFG e a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Participaram da cerimônia de abertura representantes de todas as organizações realizadoras, além da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da fundação alemã Friedrich Ebert Stiftung, entre outros. Na ocasião, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro – representando o reitor da Instituição, Vicente de Almeida – lembrou das desigualdades sociais existentes no país e que, por isso, falar sobre soberania alimentar é uma questão complexa. “Debater sobre esse tema para quem consegue fazer todas as refeições no dia é fácil”, problematiza.

Conforme a FAO, a Soberania Alimentar compreende o direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, que garantam o direito à alimentação a toda a população, com base na pequena e média produção e respeitando a cultura e a diversidade. Já a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) implica no direito de todos ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, também com respeito à diversidade cultural, e que sejam sustentáveis.

As atividades do IV Enpssan envolvem ambos os conceitos, sob o tema Paradigmas e desafios para uma ciência cidadã em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. São mais de 350 participantes inscritos, inclusive de outros países. Na quinta-feira, 12, ainda estão previstos os paineis Sistemas Alimentares, Desigualdades e Equidade, às 13h30, e Contexto Internacional da SAN: análise das instabilidades e vulnerabilidades, às 19 horas. À tarde haverá apresentação de comunicações orais e lançamento de publicações, além de oficina sobre produção de roteiro de vídeos para a promoção da alimentação saudável.

Na sexta-feira, 13, às 8h30, ocorrerá sessões simultâneas dos seis Grupos de Trabalho temáticos formados no início do evento. Às 10h20 será apresentado o painel Questões de agenda e organização para uma ciência cidadã em SSAN identificados no IV Enpssan. À tarde, será realizada a plenária final. O evento conta, também, até sexta, com a Feira da Soberania Alimentar e da Economia Solidária, entre outras atividades. Elas estão sendo realizadas em dois locais simultâneos: Faculdade de Medicina da UFG e Centro de Aulas D.

Acesse programação completa

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

Com informações da Comunicação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do site do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

registrado em: