Página inicial > Últimas Notícias > Campus Rio Verde dá início ao Art'Cum Cerrado Festival

Campus Rio Verde dá início ao Art'Cum Cerrado Festival

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h37 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h13

O festival objetiva fomentar e difundir a Arte e Cultura no estado de Goiás, valorizando artistas locais e regionais.

imagem sem descrição.

Aconteceu na tarde de ontem (21) a abertura da primeira edição do Art'Cum Cerrado Festival, realizado pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, sob a coordenação do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (NAIF) do campus. O festival objetiva fomentar e difundir a Arte e Cultura no estado de Goiás, valorizando artistas locais e regionais e tem como pilares principais a Arte-Educação, Meio Ambiente e Economia Criativa.

Com o tema intitulado "Conexões", o evento conta com uma programação diversificada, incluindo mesas-redondas, feiras de arte e ciências, exposições, oficinas, palco aberto, além de shows musicais, teatro, dança e circo. O festival é aberto à comunidade e conta com a participação de discentes de vários campi do IF Goiano.

"Ciência, Arte e Cultura na formação integral e no diálogo com a sociedade" foi o tema da mesa-redonda que deu início aos trabalhos do evento e contou com a presença da Diretora de Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flávia Cruvinel, o ator e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Everson Melquíades, o diretor artístico Pedru Maia e a presidente do NAIF do IF Goiano, Roseli Rocha. A discussão girou em torno da importância da arte e cultura em todas as áreas da sociedade e da necessidade de se pensar a diversidade cultural, a democratização do acesso e a interdisciplinaridade.

Durante a tarde, foram ministradas oficinas sobre Práticas Educativas, Arte Sustentável, malabarismo, esculturas, entre outras. Ao mesmo tempo, apresentações musicais de artistas locais e alunos do IF Goiano aconteciam no palco aberto, uma das atrações do festival. A Feirinha Art'Cum também atraiu os presentes com o comércio de produtos artesanais e alimentos, seguindo o ideal de Economia Criativa, que estimula a geração de renda enquanto promove a diversidade cultural.

O ponto alto do primeiro dia do Art'Cum foi a noite de shows que lotou o Centro de Cultura e Eventos Jatobá. Artistas locais e regionais abrilhantaram a noite e trouxeram para o palco apresentações de música, dança, poesia e teatro. Para a noite de hoje (22), a programação noturna será voltada para a valorização da cultura negra, com apresentação de danças afro, além de músicas e um desfile de belezas negras. O evento, que segue até sábado (23), ainda conta com muitas atividades.

Acesse o site do evento

Texto: Carolline Guimarães - especial Art'Cum Cerrado Festival