Realizada terceira etapa da Política de Comunicação
Instituto envolveu mais de quarenta pessoas em dois dias nas discussões sobre divulgação nas mídias sociais, Pesquisa e Inovação, Extensão e relacionamento com a imprensa. Novos textos estão disponíveis para consulta pública até 12 de junho.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) colocou sob consulta pública esta semana novos textos da sua Política de Comunicação. Além disso, realizou a terceira etapa desse projeto, constituída por quatro reuniões temáticas com a comissão permanente, o assessor e convidados.
As discussões envolveram os seguintes assuntos: a comunicação das mídias sociais do IF Goiano; a divulgação da Pesquisa e da Inovação no Instituto; a divulgação da Extensão e o relacionamento com a imprensa. Para cada um deles houve a participação de profissionais de comunicação, lideranças parceiras, estudantes, gestores e servidores da reitoria e de diversos campi.
Esta etapa envolveu, ao todo, mais de quarenta pessoas, que tiveram a oportunidade de opinar sobre formas de melhorar a comunicação do IF Goiano com seus diversos públicos. Após as reuniões, a comissão, juntamente com o assessor, vão formatar minutas de textos que irão à consulta pública, na página da política de comunicação criada no portal do IF Goiano (veja abaixo). Assim, toda a comunidade poderá dar suas contribuições.
No momento, quatro textos estão abertos à consulta, todos referentes à etapa dois, realizada em abril deste ano: comunicação interna e canais de relacionamento; comunicação externa e canais de relacionamento; gestão da comunicação do IF Goiano e comunicação e gestão de crises. As sugestões de mudança podem ser enviadas até o dia 12 de junho, para o e-mail politicadecomunicacao@ifgoiano.edu.br.
“Comunicação quer dizer comunhão. Não se trata de somente divulgar informações, mas ouvir o que as pessoas têm a dizer”, lembra o jornalista Wilson Bueno, professor da Universidade de São Paulo (USP) que acompanha os trabalhos do IF Goiano. A expectativa com a construção da política, portanto, é melhorar o diálogo entre os vários agentes que formam a Instituição.
A construção da Política de Comunicação teve início em março deste ano. Ao todo serão realizadas seis etapas até o lançamento. Todas as reuniões estão sendo realizadas virtualmente, por medidas de segurança devido à pandemia do novo coronavírus. Após finalizar os textos que compõem a Política, haverá um período de implantação, que consiste na construção e divulgação das ações, estratégias e produtos derivados, como manuais e guias.
Ao concluir sua Política de Comunicação, o IF Goiano estará entre os pioneiros na Rede Federal em ter tais diretrizes constituídas, explicitadas e construídas coletivamente. Até hoje, somente 13 das 38 autarquias que a compõem, mais o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) dispõem de políticas de comunicação. Esse instrumento é considerado pela literatura acadêmica essencial para melhorar a gestão da comunicação das organizações.
Acesse a página da Política de Comunicação e participe
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais