Página inicial > Últimas Notícias > Campus Morrinhos recebe ministro da Educação para inauguração da Usina Fotovoltaica
Sustentabilidade

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 20h00 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 12h27

Evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18.

imagem sem descrição.

Com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e demais autoridades políticas, o Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos realizou na sexta-feira, 18, a Solenidade de Inauguração da Usina Fotovoltaica. O evento teve início com um almoço e apresentação cultural, no Centro de Vivência.

Em seguida, as atenções foram concentradas no auditório da Biblioteca "Sebastião Alves de Souza", onde foram proferidos os discursos do docente e ex-diretor-geral do Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva, do diretor-geral do Campus Morrinhos, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, do Prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, do Deputado Federal José Nelto, do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, e do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro. Além desses, também compuseram a tribuna de honra o diretor de Administração e Planejamento do Campus Morrinhos, Haslley Jesus da Costa, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, e o Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gabriel Medeiros Vilar.

O ex-diretor-geral do Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva, e o diretor-geral atual, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, fizeram questão de agradecer a presença de todos e o empenho de cada um envolvido em mais essa importante conquista para a instituição. Com a usina em funcionamento, a estimativa é que a economia gerada seja de aproximadamente R$ 400 mil reais por ano, o que possibilita o investimento em outras áreas e em diversos programas institucionais, principalmente aqueles voltados para garantir o acesso e a permanência dos estudantes.

Para o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, a inauguração sinaliza a preocupação do IF Goiano com a sustentabilidade e a certeza de que a presença do estado e o investimento em política pública, em educação, no Instituto Federal Goiano, em especial no Campus Morrinhos, é fundamental para oportunizar ao brasileiro o direito de sonhar. "Praticamente em todas as unidades estamos ligando usinas e com isso poderemos usar a economia gerada para investir em outras áreas, o que é bastante positivo em momentos de crise como o que estamos passando", declara.

Em seu pronunciamento, o ministro da Educação destacou o trabalho dos Institutos federais na formação técnico-profissional e almejou, com base no exemplo do Campus Morrinhos, a distribuição de energia elétrica para todos os campi da Rede Federal por meio de usina fotovoltaica. O ministro Milton Ribeiro parabenizou a iniciativa da unidade em promover a economia de energia para reinvestir em outras áreas em prol da educação.

Dando encerramento ao evento, realizou-se o descerramento da placa de inauguração no local de instalação da Usina Fotovoltaica, ao lado da Guarita de acesso da BR - 153. Na área, foram instaladas 1.180 placas solares, com o investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais.

Usina Fotovoltaica - O ato solene, que foi prestigiado por autoridades políticas, dirigentes do IF Goiano e servidores da instituição, simboliza a instalação da Usina Fotovoltaica no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Já em funcionamento desde novembro deste ano, a usina de energia solar fotovoltaica caminha no sentido da sustentabilidade econômica e ambiental. A ação está alinhada ainda às políticas públicas do governo federal e do próprio Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação, como o Programa EnergIF, lançado este ano.

Dados da Usina Fotovoltaica

Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos, com informações da Diretoria de Comunicação Social

registrado em: