Tecnologia x Humanidade é tema de reflexão no retorno às atividades presenciais
Palestra ocorreu na Reitoria e fez parte do retorno presencial da quarta parcela de servidores à Instituição.
Servidores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram recepcionados na segunda-feira, 10, na Reitoria, com a palestra “Tecnologia x Humanidade”, ministrada pelo professor da Rede Federal e assessor especial do Núcleo Estruturante de Políticas Públicas em Inovação (Nepi), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Anderson Sanita.
O gestor trouxe aos participantes reflexões sobre o autor Gerd Leonhard, que aponta mudanças inovadoras ocorridas nos últimos 500 anos e as tendências para os próximos 10 anos. Nesse período, profissões foram extintas, a forma de se comunicar e relacionar se transformou e, basicamente, a sociedade está sendo comandada por cinco grandes empresas.
De acordo com Anderson, a tecnologia continuará a se desenvolver cada vez mais, mudando a rotina dos profissionais. “Se o que eu faço atualmente puder ser feito melhor e mais rápido por uma máquina, certamente ela me substituirá”, sentencia. Porém, segundo ele a verdadeira inovação virá de elementos que são inerentes ao homem, como imaginação, humanidade, ética e criatividade.
Para o gestor, são essas características que nos diferenciam das máquinas a precisam ser valorizadas. “Tecnologia não tem ética, por exemplo”, lembra. Nesse sentido, será importante trabalhar com foco em problemas como as mudanças climáticas, a fome e a pobreza, a igualdade e a diversidade. Enquanto instituição de ensino, o professor lembra que é necessário nos posicionarmos como formadores de profissionais tecnicamente bons, porém humanamente melhores.
Retorno presencial – A palestra foi uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas da Instituição por meio do Núcleo de Assistência à Saúde do Servidor (NASS). O objetivo foi dar atenção especial à saúde mental e o bem-estar dos servidores, buscando prepará-los e acolhê-los da melhor forma. O evento teve transmissão ao vivo para aqueles que optaram por ficar em suas salas e abertura feita pelo reitor da Instituição, Elias Monteiro.
A retomada às atividades presenciais iniciou em outubro, com o retorno dos membros do Comitê de Gestão da Reitoria. Em novembro, foi a vez dos demais ocupantes de Cargos de Direção (CDs), com no mínimo 50% de carga horária. No mês de dezembro servidores com Funções Gratificadas (FGs) retornaram ao trabalho presencial e, em janeiro, todos os demais voltaram, conforme escala de trabalho definida pela chefia imediata e definições das portarias de retorno presencial (veja abaixo).
Diretoria de Comunicação Social
Republicada com acréscimo de informações
Redes Sociais