Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano sedia 3ª edição do Forcult Centro-Oeste

IF Goiano sedia 3ª edição do Forcult Centro-Oeste

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 11h54 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 09h20

Evento será realizado de forma on-line nos dias 17 e 18 de agosto. Inscrições devem ser feitas no período de 26 de julho a 15 de agosto.

O IF Goiano sediará a terceira edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras - FORCULT – Regional Centro-Oeste. Devido às restrições do período eleitoral, o evento ocorrerá de forma on-line, por meio de web conferência, nos dias 17 e 18 de agosto. Interessados devem se inscrever no período de 26 de julho a 15 de agosto. Podem participar do evento quaisquer pessoas das Instituições de Ensino Superior que atuam direta ou indiretamente com Cultura.

O Fórum é uma entidade de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES). Composto por representações regionais e nacional, o FORCULT realiza encontros anuais para a construção de possíveis caminhos para uma gestão cultural universitária pautada pelo reconhecimento do papel cultural das IPES e da transversalidade da cultura nas ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como nos diversos campos de conhecimento.

Além dos encontros anuais, o FORCULT atua de modo contínuo na forma de Grupos de Trabalho – que discutem e propõem soluções para questões relevantes da gestão cultural universitária – e também por meio das ações e atividades propostas e desenvolvidas pela Coordenação Nacional e pela Diretoria Executiva. Além disso, o evento regional tem como objetivo escutar as demandas da região, suas especificidades e experiências na área da cultura para apresentar no Forcult Nacional, que ocorrerá na Unicamp, de 21 a 24 de novembro de 2022. As inscrições para participarem das discussões dos GT’s já estão abertas no site do FORCULT Nacional (veja link abaixo) , pelo endereço:

Confira a Programação:

*17.08.2022 – 9h às 12h - Mesa principal: Leonardo Guelman*
“Políticas Culturais nas Instituições de Ensino Superior: a experiência da UFF”.

Será realizada pelo endereço do Teams: encurtador.com.br/atSU2

*17.08.2022 – 14h às 17h – GT Financiamento para Cultura*
Grupo de trabalho que tem por objetivo a discussão de estratégias de mobilização de diferentes recursos para cultura, com o objetivo de identificar, mapear, compartilhar estratégias e caminhos de financiamento, articulação e proposição de políticas no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).

Será realizada pelo endereço do Teams: encurtador.com.br/nBJV5

*18.08.2022 – 9h às 12h - Mesa redonda: Pró-Reitores de Extensão do Centro-Oeste*
*Confirmados:*1. Professora Geísa d’Ávila Ribeiro Boaventura – Pró-Reitora de Extensão do IF Goiano; 2. Professor Rodrigo Brunetto – Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados; 3. Professora Neila Coelho de Souza – Pró-Reitora Pró-tempore – UF Catalão; 4. Professor Paulo Henrique Sales Wanderley - Pró-Reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília. 5. Ludmila Grego Maia - Professora Adjunta - Curso Enfermagem - Pró-reitora Pro Tempore de Extensão, Cultura e Esporte da Universidade Federal de Jataí. 6. Prof. Willian Batista dos Santos – Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Goiás.
“A extensão e a promoção da cultura nas Instituições de ensino superior: estratégias na implementação de políticas culturais”.

Será realizada pelo endereço do Teams: encurtador.com.br/nERV1

*18.08.2022 – 14h às 17h – GT Observatório das Dinâmicas Culturais nas IPES*
Grupo de trabalho que tem por objetivo a produção e o compartilhamento de conhecimento acerca das dinâmicas e políticas culturais nas IPES brasileiras, através da promoção e o incentivo de estudos, pesquisas e mapeamentos nos âmbitos da gestão, produção, formação e fruição cultural nas, das e para as IPES; bem como através da proposição de indicadores essenciais para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da cultura nas IPES, dentre outras ações.

Será realizada pelo endereço do Teams: encurtador.com.br/wyQ49

Clique e inscreva-se no Forcult - Centro-Oeste