Página inicial > Últimas Notícias > Diversas atrações nos últimos dias da Semana Nacional de EPT

Diversas atrações nos últimos dias da Semana Nacional de EPT

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 12h16 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 09h18

Instituto leva projetos dos campi Ceres, Rio Verde, Posse e Avançado Hidrolândia para oficinas e mostra tecnológica.

A estudante Fernanda Elen Silva mostra célula animal impressa em 3D

Muita ciência, tecnologia, inovação e integração marcaram a sequência da II Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília, evento que iniciou na segunda-feira, 28, e segue até domingo, 4. O evento é gratuito e aberto ao público e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa com diversas atrações.

Nesta quinta-feira, 1, centenas de pessoas participaram das atividades levadas pela Instituição, entre estudantes da Rede Federal de Educação Profissional de todo o país, alunos das redes pública e privada do Distrito Federal e autoridades. Destaque para a visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana.

Uma das atividades conhecidas pelo gestor foi o Baú da Ciência, laboratório móvel do Campus Ceres que chama a atenção logo na entrada do pavilhão de exposições do Parque da Cidade – local do evento - pelo seu tamanho e imponência. O caminhão traz experimentos das áreas de Robótica, Química, Física e Biologia. Este foi o primeiro evento nacional do projeto desde seu lançamento, em agosto deste ano. Até então, só havia percorrido cidades do entorno do Vale de São Patrício.

O Campus Ceres também levou para o estande do IF Goiano projetos de robótica, como um robô que pedala uma bicicleta programado com sensores para parar quando uma placa vermelha é colocada em sua frente, andar rapidamente quando a placa é a verde e, devagar, com a amarela. A unidade apresentou, ainda, o Meninas Digitais do Cerrado, uma iniciativa para acolher alunas nos cursos de Informática e divulgar grandes feitos da área realizados por mulheres. “Queremos que as meninas se sintam representadas por meio desses exemplos”, explica a professora Thalia Santos de Santana.

O Campus Avançado Hidrolândia também participou do estande apresentado dois projetos de Indicação Geográfica – o polvilho do Cará e a jabuticaba de Hidrolândia. Ambos foram aprovados por meio de chamada pública e passam por processo de reconhecimento junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para serem reconhecidos como originários das regiões onde são produzidos. A unidade apresentou amostras do polvilho do Cará e de extrato, geleias, licor e tempero produzidos com a fruta.

Outra tecnologia social, ou seja, que contribuem com um arranjo produtivo local, foi levada pelo Campus Posse. Docentes da unidade apresentaram o projeto Feira Digital do Vão do Paranã. Trata-se do desenvolvimento de um aplicativo para facilitar a compra e a venda de produtos oriundos de pequenos produtores rurais dessa microrregião, formada por cerca de 17 municípios do Nordeste goiano. Atualmente, a iniciativa está na fase de capacitação dos produtores em diversas áreas, como empreendedorismo, conservação do Cerrado e informática.

Também fez sucesso a participação do cachorro Eno, do Programa Cão-Guia do Campus Urutaí. Difícil quem passasse pelo local sem perceber sua presença. O projeto é uma ação de promoção dos direitos das pessoas com deficiência e tem o objetivo de formar treinadores e instrutores, bem como fornecer animais para pessoas cegas ou com baixa visão.

A última atração do IF Goiano na II Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica fica em outro espaço da feira, destinado especificamente aos laboratórios makers, que servem para o desenvolvimento de protótipos para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão. A Estação Lab Maker do Campus Rio Verde levou ao evento duas impressoras 3D, que servem principalmente para produzir materiais didático-pedagógicos para a educação básica e superior.  A estudante do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da unidade Fernanda Elen Silva, 23, explicou como funcionam as impressões e mostrou exemplos de células animais e vegetais que foram impressos com os equipamentos.

Visibilidade e integração - A pró-reitora de Extensão do IF Goiano, Geísa Boaventura, destacou que a participação do IF Goiano no evento agregou na divulgação e prestação de contas sobre o que a Instituição faz em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também considerou importante a relevância do trabalho em rede que um evento como este proporciona e, ainda, a vivência para a formação dos estudantes. No total foram expostos 26 projetos de oito campi. O II Encontro Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é promovido pelo Ministério da Educação e ocorre simultaneamente com a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Acesse fotos do evento

Diretoria de Comunicação Social