Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é destaque em premiação da Fapeg

IF Goiano é destaque em premiação da Fapeg

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 09h17 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 08h46

Pesquisadores da Instituição foram premiados em edital de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. Cerimônia aconteceu na terça-feira, 13.

Em uma manhã de homenagens a pesquisadores e profissional de comunicação que têm se destacado em Goiás com trabalhos que contribuem para a geração de conhecimento e desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no estado de Goiás, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) promoveu, nesta terça-feira, 13, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Abrindo fronteiras para o conhecimento. O evento também comemorou os 17 anos da Fapeg, criada no dia 12 de dezembro de 2005 pela lei 15.472 com a missão de fomentar as atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em Goiás.

A premiação, instituída como forma de reconhecer, valorizar e dar maior visibilidade ao pesquisador, à ciência e à inovação em Goiás e de ampliar o espaço dedicado à divulgação científica nos meios de comunicação, passa a ser realizada anualmente, conforme anunciou o presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, durante a solenidade.

A solenidade de premiação encheu o auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae/Go), no Setor Bueno, e reuniu representantes do Poder Executivo dos primeiro, segundo e terceiro escalões, reitores, pró-reitores e professores, pesquisadores e seus convidados e diretoria e servidores da Fapeg. Os participantes foram recebidos com um café da manhã, seguido de exibição de vídeos institucional da Fapeg e dos pesquisadores, falas das autoridades e entrega de troféus e certificados de menção honrosa.

O IF Goiano participou nas categorias Pesquisador Destaque e Pesquisador Inovador. Todos os pesquisadores do Instituto foram premiados. Os oito cientistas, nas diferentes áreas do conhecimento, assim como a profissional de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuiu para a divulgação e aproximação entre a CT&I e a sociedade receberam troféus e certificados. Os 27 pesquisadores pré-selecionados pelas instituições de ensino subiram ao palco e receberam certificados de menção honrosa.

AGRACIADOS

Categoria Pesquisador Destaque

Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde):

Ciências Exatas (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologia)

Ciências Humanas (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística):

Matias Noll – Júnior (IF Goiano)

Guilherme Malafaia (IF Goiano)

Eliana Martins Lima – Sênior (Universidade Federal de Goiás)

Édio Damásio (IF Goiano)
Osvaldo Resende (IF Goiano)

Valdemar Vicente Graciano Neto – Júnior (UFG)

Boniek Gontijo Vaz – Sênior (UFG)