Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Novas facilidades na licença por motivos de saúde
Início do conteúdo da página
Siass

Novas facilidades na licença por motivos de saúde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 13h15 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 11h42

Decreto altera prazos e amplia alternativas para realização de perícias.

Servidores que precisarem solicitar licença por motivo de saúde têm novas facilidades desde o dia 17 de janeiro deste ano. Novo regulamento da Presidência da República amplia alterativas e altera prazos para a realização das perícias médicas.

Por meio do Decreto 11.255, de 9 de novembro de 2022 (link abaixo), a avaliação pericial, antes só presencial, agora também poderá ser feita por análise documental ou videoconferência, a critério do perito. A junta oficial, que exigia a participação de três profissionais, poderá ser formada por dois, mantendo-se a possibilidade de voto de qualidade em caso de empate.

Além dessas novidades, o regulamento altera os prazos de perícia. As licenças de tratamento de saúde do próprio servidor e de seu familiar poderão ser dispensadas de perícia, desde que sejam inferiores a 15 dias corridos.

De acordo com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass IF Goiano/IFG), as medidas contribuem para o funcionamento das unidades do órgão. “Permitirá  a diminuição do passivo de processos e da sobrecarga de trabalho na unidade”, explica o gestor do Siass, Mário Neto.

O novo decreto modifica o Decreto 7.003, de 9 de novembro de 2009, e ajusta os prazos ao que prevê a Lei nº 8.112/1990. O Siass informa que a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP/ME) editará, em breve, normativo que estabelecerá as orientações sobre as novas regras aos órgãos e entidades do executivo federal.

Atestados – Além das mudanças na perícia, Neto lembra aos servidores que desde 2021 os atestados devem ser apresentados de forma digital, por meio do Atestado Web. A ferramenta pertence ao Sigepe Mobile, também disponível no Portal do Servidor. Após o envio, o servidor precisa acompanhar o andamento da solicitação.


Saiba mais sobre as mudanças nas perícias

 

Acesse o Decreto no11.255

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página