Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano se destaca em avaliação do Índice Geral de Cursos

IF Goiano se destaca em avaliação do Índice Geral de Cursos

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 11h32 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 11h37

IF Goiano é o melhor Instituto Federal do Centro-Oeste, conforme o Índice. Avaliação ainda coloca Instituição como melhor avaliada entre Institutos Federais do Centro-Oeste e em sétimo lugar em ranking nacional.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC). Com o resultado, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se posiciona entre as melhores Instituições públicas de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás. O Instituto ocupa o primeiro lugar entre os Institutos Federais do Centro-Oeste e entre os sete primeiros colocados entre os IF's do Brasil.

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, o IF Goiano já se destaca no IGC há mais de 10 anos. "Desde 2012 estivemos com o nosso IGC na faixa 4, o que reflete a qualidade dos nossos cursos ofertados. Esta avaliação, em conjunto com o nosso conceito 5 na avaliação Institucional, contribuem sobremaneira para colocar o IF Goiano em posição de destaque no cenário nacional.", destaca.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu. Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no ciclo avaliativo do Enade.

O Enade, um dos principais pontos de composição do índice, avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. No ano de 2021 foram avaliados 10 Bacharelados, 17 Licenciaturas e 3 Tecnológicos.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: