Página inicial > Últimas Notícias > Institutos se unem para disseminar cultura da inovação

Institutos se unem para disseminar cultura da inovação

Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 20h17 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 12h09

Arranjo denominado Inovação Conectada desenvolverá uma série de ações com o intuito de fortalecer e consolidar o papel do NITs para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Arranjo é formado por F Goiano, IFNMG, IFMG, IFSudeste e CEFET-MG

Em uma iniciativa inovadora, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) Ide cinco instituições de ensino do país formalizaram uma parceria para fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se aliou ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) para formar uma rede de colaboração em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A parceria entre os NITs tem como objetivo principal compartilhar conhecimento, experiências e recursos para impulsionar a pesquisa e a inovação nas áreas de atuação das instituições envolvidas. Com isso, espera-se que os pesquisadores e estudantes tenham acesso a uma maior variedade de tecnologias e possibilidades de pesquisa, além de terem mais oportunidades para participar de projetos em conjunto e de eventos científicos e tecnológicos.

Entre as ações que o arranjo Inovação Conectada promoverá, estão: realização de cursos de conteúdos com foco em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo; formação de agentes de inovação; ambientes de inovação e empreendedorismo; divulgação de materiais informativos e das tecnologias protegidas pelas instituições que compõem o arranjo.

A parceria entre os NITs do IF Goiano, IFNMG, IFMG, IFSudeste e CEFET-MG já está em andamento e tem a expectativa de gerar resultados significativos até fevereiro de 2024. A iniciativa faz parte de um projeto vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica que conta ainda com outros arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica de instituições de ensino dos quatro cantos do Brasil. O compartilhamento de experiências e recursos em prol da inovação, é um dos pilares do arranjo.

Para estar por dentro de todas as novidades do arranjo Inovação Conectada, basta ficar de olho nas redes sociais dos cinco NITs que integram o projeto. IF Goiano:@ifgoiano; IFNMG: @nit_ifnmg; IFMG: @nitifmg; IFSudeste: @ifsudestemg e CEFET-MG: @cie.cefetmg.

registrado em: