Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano realiza capacitação sobre busca em base de dados

IF Goiano realiza capacitação sobre busca em base de dados

Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 09h51 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 09h11

Minicurso aborda como elaborar uma boa estratégia na realização de pesquisas. Atividade será realizada nos dias 31 de maio e 7 de junho.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, realiza minicurso "Como fazer busca em base de dados? Aprenda a elaborar uma boa estratégia de busca". A atividade, que faz parte da II Jornada de Minicursos da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, será realizada nos dias 31 de maio e 7 de junho, das 19 às 22 horas, pelo Teams.

O minicurso tem como objetivo fornecer as habilidades necessárias para realizar pesquisas eficazes em bases de dados científicas disponíveis no Portal Periódicos Capes, como Scopus, Web of Science, Ovid e MedLine. Durante o minicurso, serão abordados vários aspectos importantes para a realização de buscas avançadas, como o uso da lógica Booleana para conjuntos (AND, OR e NOT), organização em blocos, sinônimos, termos similares, operadores de truncamento, uso de aspas duplas e parênteses, para compor a estratégia de busca.

Também serão apresentados alguns dicionários de termos controlados, como o Thesaurus da Unesco, Merriam-Webster e ERIC, bem como os MeSH Terms e DECS, muito comuns na área da saúde. Além disso, a atividade irá abordar a estratégia PICO/PECO e suas variantes para a definição da estratégia de busca alinhada com o objetivo da pesquisa. Será também apresentada a classificação das bases de dados, incluindo texto completo, referencial, multidisciplinar, especializada, acesso aberto, acesso restrito, acesso híbrido, de abrangência regional e internacional.

As principais fontes de informações serão discutidas juntamente com seu valor científico, tais como livros, teses e dissertações, artigos revisados por pares e literatura cinzenta. Também, será explicado o que é o DOI e como utilizá-lo para rastrear citações a um artigo e as referências citadas por um artigo, para expandir o alcance da literatura de interesse. Em resumo, o minicurso irá fornecer aos participantes os conhecimentos teóricos e as habilidades práticas necessárias para a realização de pesquisas eficazes em bases de dados científicas, utilizando as melhores práticas, ferramentas e técnicas disponíveis.

O minicurso será ministrado pelos professores Mathias Noll e Woska Pires da Costa. A atividade é destinada aos estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e ao público em geral. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Clique e participe do minicurso

Faça sua Inscrição

Diretoria de Comunicação Social