Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano promove Simpósio com Incra

IF Goiano promove Simpósio com Incra

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 12h36 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 08h49

Evento visa apresentar e debater os projetos e ações decorrentes da parceria firmada entre as instituições.

Acontece nesta terça-feira, 18, o 1º Simpósio Incra IF Goiano. O Evento visa apresentar e debater os projetos e ações decorrentes da parceria firmada entre o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED n° 01-DD/2020).

O termo estabelece uma cooperação técnica por meio de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e realização de serviços de apoio à pesquisa, visando a execução da gestão fundiária e ambiental. Por meio do TED, os resultados obtidos em projetos de assentamento do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, para os Estados de Goiás, Tocantins e Bahia serão debatidos juntos aos superintendentes regionais do Incra.

O Simpósio contou com a presença do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, a Diretora do Incra, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, coordenadores dos projetos, superintendentes do Incra nos Estados de Goiás, Tocantins e Bahia, e servidores do IF Goiano.

Na abertura, o reitor do IF Goiano falou sobre a importância da educação no desenvolvimento do Brasil e explicou que parcerias com Instituições como o Incra surgiu a partir das dificuldades impostas nos últimos anos. “Acreditamos que qualquer país que queira se desenvolver tem que passar pelo processo educativo”, ressalta Elias.

Alan, em sua fala, destacou o compromisso do IF Goiano em disponibilizar dados relevantes para o cumprimento das ações do Incra e dessa forma oferecer políticas assertivas para a sociedade. “Essa é uma missão que diferencia os Institutos Federais de outras instituições, pois a possibilidade de trabalhar com pesquisa aplicada gera resultados diretos que podem ser apropriados pela comunidade”, explica.

O Simpósio contou com a realização de apresentações das atividades executadas e parciais dos resultados das pesquisas aplicadas, debate com superintendências do Incra e roda de conversa entre pesquisadores do IF Goiano e os superintendentes regionais do Incra.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: