Página inicial > Últimas Notícias > PPA retorna em agosto
Servidores

PPA retorna em agosto

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 09h30 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 16h22

Programa de Preparação para Aposentadoria é destinado a servidores do IF Goiano e será retomado de forma piloto no Campus Rio Verde.

A preparação dos servidores para uma transição tranquila e saudável para a aposentadoria, têm sido uma preocupação constante do Instituto Federal Goiano, ao longo dos últimos anos. É com esse objetivo que a Instituição retoma as atividades do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O projeto será implementado de forma individual em cada campus, começando por Rio Verde, com atividades previstas já para o mês de agosto.

A execução do PPA nas unidades terá o acompanhamento da Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Goiano, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), e seguirá o modelo proposto Projeto Bem Viver. O Programa é direcionado a servidores com idade a partir dos 55 anos, em processo de aposentadoria ou não. O Campus Rio Verde foi selecionado como piloto por apresentar a maior lista de servidores com a idade para participação.

De acordo com o Nass, os encontros serão mensais, de forma presencial, com duração de até 2 horas, podendo ser um momento mais teórico/expositivo e outro mais propositivo e dialogado. O Núcleo reforça que o Programa visa promover a reflexão e o planejamento para uma aposentadoria promissora, ou até mesmo para que a decisão de se aposentar ou de permanecer trabalhando seja tomada de forma segura e tranquila.

O PPA propõe a realização de ações de preparação para a aposentadoria, favorece o resgate da identidade pessoal, no sentido de reencontrar sonhos, desafios e objetivos que podem ter ficado adormecidos. Além disso, auxilia as pessoas a criar uma visão mais assertiva dessa nova fase da vida, que pode culminar no planejamento individual para alcançar esses sonhos e objetivos.

Histórico – O Programa de Preparação para a Aposentadoria foi criado em 2013, interinstitucionalmente com o Instituto Federal de Goiás (IFG), quando as duas instituições faziam parte do Siass da UFG. Em 2017, o PPA foi desenvolvido pelo SIASS  IF Goiano/IFG, contemplando  os servidores de ambos institutos e abordou discussões de temas como afetividade e envelhecimento; promoção da alimentação saudável; relações sociais e afetivas; legislação previdenciária e planejamento financeiro, temas essenciais para um preparatório para a aposentadoria.

Em 2021, no período da pandemia e consequentemente do trabalho remoto, o PPA foi retomado como um dos eixos do Projeto Bem Viver, desenvolvido pelo  IF Goiano, Siass e IFG. Neste período, o Programa teve duas turmas, uma por semestre, sendo seus módulos ministrados por servidores (as) das instituições, de forma participativa na modalidade virtual, na frequência de um encontro por mês. Como produto, foi gerado um e-book, resumindo os assuntos abordados.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: