Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano participa do VII Forcult Nacional sediado na UFES

IF Goiano participa do VII Forcult Nacional sediado na UFES

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 18h10 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h35

Evento é realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e discute políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).

O IF Goiano participa, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, da sétima edição nacional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult) que acontece esse ano na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O Forcult é uma entidade de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).

O evento contará com atividades culturais, reuniões de trabalho e três mesas de debate com temas emergentes na construção da organização da cultura nas IPES: “Financiamento da Cultura nas IPES: responsabilidade compartilhada”, “Perspectivas acerca da formação em Organização da Cultura” e “Cultura e Extensão: diálogos e idiossincrasias”. A servidora do IF Goiano, Roseli Rocha, que é coordenadora do Forcult Regional Centro-Oeste e coordenadora do grupo de trabalho sobre Financiamento para Cultura nas IPES, mediará as discussões sobre orçamento na próxima quarta-feira, dia 30.

Na abertura do evento estiveram presentes os reitores da UFES, Paulo Sérgio Vargas e do Instituto Federal de Goiás, Oneida Irigon, que discursaram sobre a importância das instituições de educação no papel de propagar e difundir a cultura, garantindo a diversidade e a identidade do cidadão. Também estiveram na mesa o Pró-Reitor de Extensão da UFES, Renato Rodrigues Neto e o Pró-Reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Cristóvão Andrade. Além deles, participaram o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha e o presidente nacional do Forcult, Fábio Cerqueira, que lembrou que esse é o maior encontro do Forcult até agora e a ideia é seguir na perspectiva de construção de diálogos e aprofundar as relações da rede.

Para a coordenadora do Forcult Regional Centro-Oeste, Roseli Rocha, fazer parte do Forcult é fundamental para auxiliar na sensibilização da gestão da cultura no IF Goiano, além de dar visibilidade às ações realizadas na instituição e propiciar conhecimento e trocas de experiências. Além disso, segundo ela, as parcerias tem auxiliado na construção da Política Cultural do IF Goiano, que está em fase de finalização.

Texto: Caroline Guimarães

registrado em: