Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Alego homenageou institutos Federais de Goiás na manhã desta sexta-feira, 1º
Início do conteúdo da página
Poder Legislativo

Alego homenageou institutos Federais de Goiás na manhã desta sexta-feira, 1º

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 15h02 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 17h22

Servidores e estudantes do IF Goiano e IFG receberam homenagem no plenário da câmara. 

Fotos: Will Rosa
imagem sem descrição.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, nesta sexta-feira, 1º, sessão solene em homenagem ao Instituto Federal de Goiás (IFG) e ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com entrega de Certificado de Mérito Legislativo para servidores e alunos das duas instituições em reconhecimento aos serviços prestados a Goiás. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Dr. George Morais, 

Além do propositor da homenagem, participaram da mesa dos trabalhos: a deputada federal Flávia Morais; a reitora do IFG, Oneida Cristina Barcelos Irigon; o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro; o diretor do IF Goiano - Campus Trindade, Júlio César Garcia; e, ainda, o aluno do IFG Joder do Carmo Pinto.

Ao fazer seu discurso da tribuna, George Morais contou sua história de vida, relatando que nasceu em Caiapônia e com 5 anos de idade perdeu seu pai com diabetes, mas continuou morando com a mãe, que tinha epilepsia. Segundo ele, era uma doença muito difícil, porque as pessoas achavam que era contagiosa. "E foi isso que me levou a escolher a carreira na medicina.”

“Foram muitos os desafios, mas cheguei na universidade de medicina. O trabalho social, muitos dizem, que é uma máquina de ganhar votos, mas ninguém quer saber qual a história que está por trás disso. Hoje sei que não existe ingrediente maior no atendimento médico do que o amor, a atenção, o carinho e o respeito”, afirmou George Morais.

O legislador disse que desde que se formou, dedica sua vida profissional para atender as pessoas. "Tive muitas alegrias na minha profissão, uma das maiores foi fazer o parto de uma das minhas filhas”, contou. Ele lembrou que, no dia da inauguração do hospital em Trindade, sua filha Bárbara revelou que faria medicina para homenageá-lo. Hoje ela é uma neurocirurgiã pediátrica com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e acabou de revelar que está grávida.

Apreço - Em seguida, a deputada federal Flávia Morais fez seu discurso na tribuna. Ele afirmou seu apreço pelos institutos federais e disse que a defesa deles têm sido sua causa desde o primeiro mandato. “Sempre garanti uma rubrica só para os institutos federais, acredito na educação pública gratuita e de qualidade e nunca vou abrir mão disso.”

A legisladora exaltou o trabalho que os institutos têm realizado em todo o país ao longo dos anos, e afirmou que os frutos desse trabalho são comprovados através do sucesso dos seus alunos. Ao finalizar sua fala, Flávia Morais foi homenageada pela reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes, e pelo diretor do IF Goiano, Júlio César Garcia, pelo apoio prestado durante seus mandatos. Ela foi deputada estadual em duas legislaturas e está no quarto mandato como deputada federal. 

Missão - A reitora do IFG, Oneida Irigon, subiu à tribuna para seu discurso. Ela agradeceu a homenagem e disse que o IFG tem a missão de desenvolver a instituição e cumprir sua função social, através do ensino, pesquisa e extensão. Buscando responder às demandas através das ofertas de cursos e modalidades de ensino. 

“Somos uma instituição com maior ênfase na formação profissional, com autonomia administrativa e pedagógica. Esta é uma instituição centenária com 14 campi espalhados em Goiás, nas mais diversas regiões. São mais de 19 mil estudantes e mais de 2 mil servidores. Temos princípios éticos e políticas garantindo a inclusão e a diversidade”, completou. 

Ela reiterou que foram vários anos de ataque à educação e à ciência. “Por isso, receber essa homenagem aqui hoje é uma grande honra e motivo de muito orgulho. Representa o trabalho árduo em prol da educação. Por isso, buscamos sempre a excelência. Agradecemos a todos aqueles que participam do instituto pela dedicação contínua. Por fim, agradeço a todas as autoridades presentes que reconhecem e valorizam o poder da educação”, ressaltou Oneida. 

Educação é ferramenta - O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, falou que os institutos federais têm sido faróis para várias pessoas e graças aos dedicados servidores essas instituições alcançam a máxima excelência, educando e preparando gerações. "Eles demonstram que a união de esforços supera desafios aparentemente insuperáveis. A educação é extremamente poderosa, é capaz de abrir portas e quebrar barreiras”, enfatizou. 

“Não podemos subestimar a importância da educação, aqui tão bem representados pelo deputado Dr. George Morais (PDT) e a deputada Flávia Morais. Nossos líderes políticos têm a responsabilidade de representar a educação, buscando fortalecer a rede federal que é um patrimônio valioso que deve ser preservado e expandido", disse o reitor.

Segundo o educador, a educação eleva a pessoa, dando capacidade para que ela possa enfrentar todos os desafios complexos da sociedade. "Agradecemos a valiosa homenagem, reconhecendo a força do coletivo e da educação como transformação social, em busca da construção de um Brasil mais justo. Dessa forma, rendemos nossos mais sinceros agradecimentos a esta homenagem realizada aqui hoje”, pontuou.

O aluno - Aluno do Instituto Federal de Goiás, Joder Carmo Pinto falou em nome dos estudantes e partilhou um pouco da sua história de vida. Joder contou que quando decidiu iniciar os estudos, já tinha vários anos de atuação como jardineiro, era casado e pai de família. Ele falou das dificuldades que enfrentou e incentivou a todas a voltarem a estudar, mesmo se deparando com desafios. “Depois de um ano de estudo eu já estava atuando no mercado de trabalho como técnico de refrigeração e climatização, e isso mudou o percurso da minha vida."

O diretor do Instituto Federal Goiano, Júlio César, abriu sua fala dizendo que do profundo sentimento de gratidão ao Dr. George Morais e todos aqueles que se dedicam em fortalecer a educação promovida com valores éticos, solidários e respeitosos. “Visamos a formação de cidadãos conscientes”, falou ele. 

“Enfatizo a resiliência de todos os servidores que durante a pandemia foram alicerces fundamentais para a garantia de toda a engrenagem e manutenção do ensino. Enfrentamos ainda grande dificuldade graças ao contexto político, mas graças aos nossos servidores que foram inabaláveis na defesa do instituto”, destacou. 

Ele agradeceu a todos os parlamentares que apoiaram a causa. "O nosso compromisso por uma educação de qualidade é inabalável, especialmente, quando pensamos na população mais carente do nosso país. Mas tudo isso fica mais fácil quando se tem um verdadeiro líder à frente, o nosso reitor, que fortalece o instituto mesmo em tempos desafiadores. É um exemplo, um guia, um líder exemplar, comprometido com um ensino mais justo e igualitário, marcando nossa jornada”, falou.

 

Fonte: Agência Assembleia de Notícias (adaptada)
Fim do conteúdo da página