Página inicial > Últimas Notícias > Cebio prevê lançamento de pós-graduação em Bioinsumos
Novidade

Cebio prevê lançamento de pós-graduação em Bioinsumos

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 16h26 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 16h23

Oferta supre uma lacuna de formação na área. Previsão é de 150 vagas em 12 cidades.

Anúncio da nova pós foi feito em reunião de planejamento do Cebio

O Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) prepara-se para lançar uma pós-graduação em Bioinsumos, cujo projeto pedagógico está concluído e será enviado em breve para avaliação do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A oferta supre uma lacuna de formação de recursos humanos na área de insumos biológicos.

A previsão é disponibilizar 150 vagas multicampi, com aulas teóricas remotas e práticas presenciais. A duração será de 18 meses. As vagas serão divididas em 12 localidades do estado de Goiás, principalmente nas cidades onde estão previstas as Unidades de Transferência de Tecnologias (UTTs) do Cebio: Iporá, Catalão, Hidrolândia, Goiânia, Anápolis, Cristalina, Ceres, Urutaí, Rio Verde, Morrinhos, Posse e Campos Belos. O processo seletivo deve ser lançado ainda neste ano, para início das aulas em 2024.

Segundo o diretor-geral do Cebio, Alexandre Igor, além de suprir a demanda por formação, a pós-graduação em Bioinsumos segue a tendência dos chamados empregos verdes - aqueles que visam à sustentabilidade ambiental. O profissional garante que esse mercado voltado para fins agropecuários tende a aumentar no Brasil um curto espaço de tempo.

Alexandre revela que em países como nos Estados Unidos observou-se nos últimos cinco anos um aumento de 237% da oferta de empregos com pegada ambientalmente sustentável. “O Cebio se alinha à essa perspectiva, oferecendo ensino de excelência, gratuito e multidisciplinar para melhor formação dos interessados na temática dos bioinsumos”, justifica.

O anúncio da nova pós foi feito no último dia 5, em reunião entre gestores e servidores do Cebio na Reitoria, em Goiânia, para apresentação de ações e estratégias previstas para o segundo semestre deste ano. Outra novidade recente foi o lançamento do projeto Produção de Grãos com bioinsumos em sistema integrado sustentável no Cerrado, ocorrido no dia 31 de agosto no Campus Ceres. Em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, a proposta será desenvolvida ao longo de três anos e ofertará possibilidades de pesquisa para estudantes da unidade.

Sobre o Cebio - Atualmente, o Centro de Excelência em Bioinsumos é gerido pelo IF Goiano e em parceria com as Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal de Catalão (UFCAT) e Federal de Goiás (UFG) – também presentes na reunião de terça-feira. O centro gera ações e resultados no âmbito dos bioinsumos em território goiano. Trata-se de uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021 e coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Em fase de implantação, o Cebio será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas pesquisas e inovação nas áreas de Promotores do crescimento de plantas (URB Rio Verde), Controle biológico de pragas agrícolas (URB Urutaí) e Controle de doenças de plantas (URB Morrinhos). Além das URBs, haverá também as Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) nos municípios acima listados.

As UTTs serão responsáveis pela prospecção soluções demandadas pelo arranjo produtivo local no interior goiano, disponibilização de ensino-pesquisa-extensão com bioinsumos, mapeamento de parcerias estratégicas, formação de recursos humanos, realização de dias de campo em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação em insumos biológicos.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: