Página inicial > Últimas Notícias > Dia de definições e despedida
JIF Centro-Oeste

Dia de definições e despedida

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 11h55 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 10h01

IF Goiano conquista pódio em modalidades individuais. Premiações das coletivas está prevista para sexta-feira, 6, no período da tarde.

IF Goiano é ouro no atletismo nos 100 e 200 metros

Os atletas do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) subiram no pódio diversas vezes na de quinta-feira, 5, durante a premiação de algumas modalidades individuais dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023) – Etapa Centro-Oeste. A competição segue até sexta-feira, 6, em Goiânia, ainda com possibilidade de classificações para a Instituição.

O IF Goiano foi o primeiro colocado nas provas de atletismo masculino, 100m, 200m e 1.500m, além do salto triplo. Conquistou, ainda, Prata nas provas 800m, 5.000m, salto em distância, salto em altura, lançamento de disco e revezamento 4x400m. E, Bronze nas provas 1.500m, arremesso de peso e revezamento 4X100m. Já no feminino, foi ouro nos 1.500m e lançamento de disco, prata nos 800m, e bronze no lançamento de dardo.

As equipes de xadrez do IF Goiano também se destacaram, sendo que a feminina levou o segundo lugar e a masculina, o terceiro. As premiações ocorreram no Sesi Multiparque Antônio Ferreira Pacheco, assim como a maior parte das competições, com exceção das provas de atletismo, realizadas na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nas modalidades coletivas também já existem algumas classificações. O IF Goiano é o segundo colocado no handebol e no futebol masculinos. Basquete e vôlei masculinos disputam o bronze hoje e o futsal masculino disputará jogo da última rodada, com possibilidade de ser campeão.

As premiações de tênis de mesa, handebol, vôlei, basquete, futsal e futebol ocorrerão nesta sexta-feira, no período da tarde. De lá, as delegações seguem para suas cidades de origem. Do IF Goiano participam atletas dos 12 campi da Instituição. Os JIF 2023 – Etapa Centro-Oeste também têm como participantes os Institutos Federais de Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás – anfitrião do evento.

Os primeiros colocados seguem para a etapa nacional, que neste ano será sediado pelo Instituto Federal do Ceará, em Fortaleza, de 23 a 27 de outubro. Os JIF têm como objetivo valorizar a prática do esporte estimulando a integração dos participantes. Vivência que é facilmente percebida entre os atletas do IF Goiano.

Leonardo Mendes, 18, aluno do curso de Informática do Campus Morrinhos, participa do seu 3º JIF, mas o primeiro numa etapa regional, e destaca essa integração como ponto alto da experiência. “É muito boa essa mistura, conhecer pessoas novas e novas modalidades esportivas”, revela.

Para o coordenador da delegação do IF Goiano, Rone Clei da Silva Santos, os JIF fazem parte das ações pedagógicas que promovem a formação integral dos estudantes. “É uma junção do trabalho desenvolvido na Educação Física escolar com projetos de ensino e extensão, que se apropriam do esporte nessa formação humana”, resume.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: