Siass realiza entrega de relatório QVT para IF Goiano e IFG
Evento foi realizado no auditório da Reitoria do IFG, na manhã da quarta-feira, 1 de novembro.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) realizaram na quarta-feira, 1 de novembro, cerimônia de entrega dos Relatórios Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG). O projeto foi feito por meio de um GT do programa Bem-Viver e teve o objetivo de realizar o diagnóstico junto aos servidores no período de junho a setembro de 2022 e traz dados sobre condições de trabalho, relações interpessoais, valorização e reconhecimento, dentre outros.
O Documento também ajudou a Identificar os aspectos que estruturam o conceito de QVT sob a ótica dos trabalhadores das instituições participantes; Além disso, visou mapear as fontes de bem-estar e mal-estar no trabalho, nos contextos investigados, conhecer como os trabalhadores caracterizam, no IF Goiano e no IFG, as condições, a organização e as relações socioprofissionais de trabalho; Por fim, a publicação buscou elencar as possibilidades de reconhecimento/crescimento profissional e aplicar escala de presenteísmo.
A população deste estudo foi composta pelos servidores e demais trabalha- dores, tais como, terceirizados, substitutos, estagiários do IF Goiano (1528) e do IFG (2593), totalizando 4121 servidores. No IF Goiano, 225 servidores responderam ao questionário e, no IFG, foram 314 servidores.
De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Gilson Dourado, o trabalho realizado neste levantamento pode servir de referência para toda a Rede Federal. "Esse diagnóstico é um excelente subsídio para as nossas políticas. A gestão Institucional precisa se preocupar com o bem-estar dos servidores, pois estar na gestão é algo passageiro. Somos todos servidores da Educação", explica.
Para a Pró-reitora de Gestão de Pessoas do IF Goiano, Ana Maira Rezende, esse diagnóstico permitirá a gestão de pessoas se direcionar no planejamento de ações visando o bem-estar dos servidores. "Precisamos fazer ações que ações que não sejam apenas pontuais, mas focar em ações que realmente impactem na qualidade de vida dos nossos servidores", diz.
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