Estudante do IF Goiano participou do Parlamento Juvenil do MERCOSUL
Delegação brasileira no Parlamento Juvenil do Mercosul na Argentina contou com nove estudantes de educação profissional, científica e tecnológica, de 27 a 30/10, em Buenos Aires. A estudante Maria Vitória Tzotzakis de Oliveira, do Campus Campos Belos, representou o IF Goiano na delegação brasileira.
De 27 a 30 de outubro, nove estudantes brasileiros matriculados em cursos técnicos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT) participaram do 6º Encontro Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), edição 2023, em Buenos Aires, na Argentina. O evento é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul e busca oferecer um espaço para o protagonismo da juventude em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região. Ao final, os discentes elaboraram e divulgaram uma declaração conjunta. Além da delegação brasileira, também participaram do PJM 2023 estudantes da Argentina e do Uruguai.
Compondo a delegação brasileira no evento, a estudante Maria Vitória Tzotzakis de Oliveira, matriculada no 2º ano do curso Técnico em Informática para a Internet no Campus Campos Belos, representou o Instituto Federal Goiano.
Visita ao MEC – Na quinta-feira, 26 de outubro, os jovens estiveram em Brasília (DF). Visitaram o Congresso Nacional e se encontraram com a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira; e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli.
A secretária Izolda Cela parabenizou os discentes pelo engajamento e protagonismo. “É muito importante, muito exemplar o trabalho de vocês. Tem muita gente olhando, inclusive, muitos estudantes do ensino médio que olham para vocês como uma referência”, ela destacou. O diretor Bregagnoli complementou a fala, ao afirmar que a participação dos estudantes nesse tipo de iniciativa cidadã pertence ao seu processo de formação integral, diferencial oferecido a eles pelas instituições da Rede Federal.
A estudante Maria Valéria Nunes, do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE), agradeceu a recepção no MEC e abordou o trabalho realizado nos institutos federais (IFs): “Quero agradecer todo o investimento que está sendo feito em nós. É educação pública, de qualidade, e que nos proporciona experiências como essa.”
PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul constitui uma plataforma para que estudantes do ensino médio com idades entre 14 e 18 anos apresentem propostas e contribuam para a construção de uma cidadania ativa. A iniciativa ocorre em um ciclo de dois anos, culminando em um evento internacional que reúne discentes dos países do bloco para debates e a elaboração de uma declaração.
Participantes – A comitiva brasileira foi formada pelos estudantes João Pedro Carvalho, do Instituto Federal de Roraima (IFRR); Gabriel Alcântara, do Instituto Federal da Bahia (IFBA) Maria Valéria Nunes, do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE); Alice Lino Pires, do Instituto Federal de Goiás (IFG); Maria Vitória Tzotzakis de Oliveira, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Isis Moreira, da Escola Técnica vinculada à Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal (Cedaf/ETV/UFV); Bárbara Oliveira, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG); Matheus Caprioli, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); e Elizandro Pacheco Assis, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).
Além dos dirigentes do MEC, estiveram na ocasião: Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio da Educação Básica (SEB); Úrsula Maruyama, gerente de projetos da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec) e Yann Evanovick Leitão Furtado, coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude (Secadi).
Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, da Secretaria Executiva (SE) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Redes Sociais