Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano comemora sucesso do programa Estudante Atleta

IF Goiano comemora sucesso do programa Estudante Atleta

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 16h47 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 12h23

Êxito de estudantes na etapa nacional dos JIFs dá suporte a continuidade de política de apoio às práticas esportivas

Justamente no mês de outubro, em que completava um ano do lançamento de seu primeiro edital Programa Estudante Atleta, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) pôde celebrar a conquista de duas medalhas de ouro na principal competição esportiva da Rede Federal: os Jogos dos Institutos Federais (JIFs). O feito, protagonizado pelo atleta Werculis Fernandes, estudante do Campus Ceres e beneficiário do programa, ilustra a importância da bolsa atleta como um incentivador às práticas esportivas.

Idealizado pela própria Instituição, o programa se constituiu na oferta de 72 bolsas iniciais, que estão vigentes até o fim deste ano de 2023. A ideia foi a de incentivar não só a prática esportiva, mas também reforçar o aspecto da formação omnilateral, que leva em conta não somente o conteúdo de sala de aula ou as experiências práticas relativas à profissão, mas a constituição do cidadão em si, em suas várias nuances.

“A nossa visão é de que na nossa [modalidade de] educação o esporte, a cultura, o lazer são integrantes desse processo”, explica Sebastião Nunes, diretor de Assuntos Estudantis do IF Goiano. Ele aponta o que considera efeitos da prática esportiva dentro da formação: “Vemos a aproximação do estudante com a questão de lidar com as emoções de ganhar e perder, a questão da disputa, da lealdade da disputa, respeito às diferenças e às pessoas”.

Para Werculis Fernandes, que levou o primeiro lugar nacional no Atletismo 200m e no Salto a Distância, além de prata nos 100m, o bolsa atleta se agrega como um incentivo para permanência nos esportes, que foram intensificados dentro da vida acadêmica. “Antes de entrar [na Instituição] eu já tinha práticas no esporte, e vindo pra instituição descobri o atletismo, pude participar das competições internas e também de fora”, conta ele. O estudante ainda elenca como fator de impacto o fato de ser estudante residente, o que amplia sua disponibilidade de tempo: “já saio da aula e vou para os treinos”, explica.

O estudante Werculis Fernandes, campeão nacional nos JIFs 2023

Além de conhecer novas pessoas e interagir com diferentes estudantes por meio dos esportes, a participação em torneios ainda expandiu os horizontes de Werculis para conhecer não só outras cidades goianas como também Brasil afora. “Eu pude viajar para fora do estado, conheci São Paulo, esse ano conheci Goiânia, e agora Fortaleza. Fiz minha primeira viagem de avião, conheci a praia”, elenca o atleta, citando algumas vivências oportunizadas pelo IF Goiano e que extrapolam as competições em si.

O Pnaes - As ações do IF Goiano seguem alinhadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), definido por decreto federal no ano de 2010. Assim, tanto o Programa Estudante Atleta como outras bolsas e iniciativas no sentido da permanência e êxito do estudante estão vinculadas a esse programa, recebendo verba diretamente dele. Conforme texto do documento legal, seu objetivo base é o de “ampliar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal".

Em suas unidades, a Instituição aplica ações do Pnaes em diferentes frentes, tais como residências estudantis, alimentação subsidiada, auxílios permanência e moradia, apoio pedagógico e pelos Núcleos de Atenção à Saúde, que congregam profissionais de diversas especialidades, tais como enfermeiros, médicos, psicólogos e odontólogos.

Diretoria de Comunicação Social