Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano se destaca em Chamada Universal do CNPq

IF Goiano se destaca em Chamada Universal do CNPq

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 18h31 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 15h24

Instituto tem nove projetos aprovados no certame, 18,7% dos recursos aprovados por Instituições goianas e 26,9% pelos 38 Institutos Federais.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) teve nove projetos aprovados na Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), totalizando R$ 1.189.750,00, alocados para custeio, capital e bolsas de estudo. Esse montante representa 18,7% de todo o recurso aprovado por instituições do Estado de Goiás e 26,9% pelos 38 Institutos Federais que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O resultado final do edital (veja abaixo) saiu na quinta-feira, 30.

O expressivo desempenho do IF Goiano consolida sua posição de destaque no cenário nacional e reforça a importância da captação de recursos para o avanço de pesquisas de alto impacto e a formação de recursos humanos qualificados. “A aprovação é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe. Mesmo diante das dificuldades, nos encoraja na busca pela melhoria da estrutura de nossos laboratórios e na qualificação de nossos estudantes”, relata o professor Fernando Higino de Lima e Silva, do Campus Rio Verde, coordenador de um dos projetos selecionados.

Além de Fernando, tiveram projetos aprovados nessa chamada foram:  Fabiano Guimaraes Silva, Flavio Gonçalves de Jesus, Francisco Ribeiro de Araújo Neto, Guilherme Malafaia Pinto, Henrique Fonseca Elias de Oliveira, Marcos de Moraes Sousa, Maria Gláucia Dourado Furquim e Osvaldo Resende. A Chamada Universal CNPq/MCTI Nº 10/2023 foi lançada em junho deste ano e representa um dos instrumentos do Conselho para financiar pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

O edital atende pesquisadores de diferentes níveis, desde estudantes de graduação até pesquisadores sêniores. Com um investimento total de R$300 milhões, o certame recebeu 9.757 propostas. No total, foram 2.751 propostas aprovadas, sendo 1.563 da Faixa A, destinada a grupos de pesquisa emergentes e 1.188 da Faixa B, que engloba grupos de pesquisa consolidados.

O Presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, destacaram o volume significativo de recursos na Chamada Universal como uma demonstração do compromisso do Governo Federal com a ciência brasileira. Eles ressaltaram ainda a amplitude da chamada, destacando-a como um estímulo para novos grupos de pesquisa, dada sua abrangência em diferentes áreas do conhecimento.

Acesse resultado final

Fonte: Boletim de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Com informações do CNPq

Republicada com acréscimo de informações