Página inicial > Últimas Notícias > Instituto lança plataforma de gestão da inovação
Proppi

Instituto lança plataforma de gestão da inovação

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h26 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 15h56

Ferramenta apresenta Instituição sob o ponto de vista das possibilidades e oportunidades de cooperação científica e tecnológica.

Com adesão de 80% da Rede Federal, criou-se, também, a Rede Integra, que reúne dados públicos de todas as instituições participantes, conta Rodrigo Noll, do IFRS.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) lançou na tarde de quarta-feira uma nova plataforma para a gestão e divulgação das ações de pesquisa e inovação. O Portal Integra é uma ferramenta que reúne informações sobre servidores, ambientes de inovação, laboratórios, tecnologias disponíveis ao mercado, parcerias, entre outros.

Desenvolvida pelo Instituto Federal de Rio Grande do Sul (IFRS), o Integra acabou sendo expandido para a Rede Federal por meio de chamamentos públicos da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec). Atualmente, 31 Institutos Federais e dois Centros Federais de Educação Profissional (Cefets) utilizam a ferramenta.

Com esta adesão de 80% da Rede Federal, criou-se, também, a Rede Integra, que reúne dados públicos de todas as instituições participantes. “É uma forma de nos enxergarmos como únicos”, lembra o professor do IFRS Rodrigo Perozzo Noll, responsável pela idealização, criação, aperfeiçoamento e manutenção do Portal Integra, presente no lançamento.

Desde que foi implementada no IFRS, em 2020, Rodrigo conta que já são quase 7 mil termos pesquisados no Integra, mais de 165 mil visualizações das 59 tecnologias desenvolvidas pelo IFRS e cerca de 1 mil relacionamentos como registro de interesse em inovar com o instituto desenvolvedor da plataforma. “É uma ferramenta de gestão que auxilia a instituição a alcançar seus objetivos estratégicos”, reforça.

O Portal Integra pode ser acessado por meio do endereço www.integra.ifgoiano.edu.br . Para ter acesso às funcionalidades específicas para o servidor, como, por exemplo, acesso ao e-mail de outros colegas do IF Goiano, basta clicar em “Entrar” e inserir e-mail institucional e senha.

No entanto, por também se tratar de um canal aberto à comunidade externa, a ferramenta está disponível a todos que desejam obter informações sobre o IF Goiano, sob o ponto de vista das possibilidades e oportunidades de cooperação científica e tecnológica. Se um usuário introduzir a palavra-chave “irrigação”, por exemplo, vai conseguir identificar todos os pesquisadores que atuam nessa área na Instituição e na Rede Federal. São mais de 60 mil servidores cadastrados.

Homenagens - O lançamento do Portal Integra contou com representantes dos comitês de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e, também, da Extensão do IF Goiano. A cerimônia encerrou uma série de atividades realizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) na ocasião. No período da manhã, também se reuniram no auditório da Reitoria, em Goiânia, personalidades que receberam homenagens pelo apoio concedido ao Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Foram homenageados o atual e o ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel e Robson Vieira, respectivamente. Também pelo Governo de Goiás foram homenageados o subsecretário de Tecnologia de Inovação e ex-secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Márcio Cézar Pereira. Do IF Goiano, receberam as honras os procuradores Fernanda Torres e Bruno Pontes.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: