Página inicial > Últimas Notícias > Instituto participa de última reunião do ano do Pacto Goiás pela Inovação

Instituto participa de última reunião do ano do Pacto Goiás pela Inovação

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 15h28 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 15h16

Discussões trataram da internacionalização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com presença de representantes do Itamaraty.

Pauta da reunião girou em torno da internacionalização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foto na diplomacia da inovação

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou da última plenária do Pacto Goiás pela Inovação em 2023. A reunião realizada na segunda-feira, 11, no Hub Cerrado, em Goiânia, e contou com a presença de diplomatas da área de Ciência do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, e do diplomata da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação Guilherme Fitzgibbon.

A pauta da reunião girou em torno da internacionalização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foto na diplomacia da inovação. Nesse sentido, foi apresentado aos participantes pelos representantes do Itamaraty o Programa da Diplomacia da Inovação. As ações têm o objetivo de aumentar a visibilidade das ações brasileiras no cenário internacional, fazendo da inovação uma política de Estado com o apoio das instituições goianas envolvidas no Pacto.

Além dessas discussões, a reunião apresentou atividades concretas desenvolvidas neste ano pelo grupo, como o lançamento do AI Summit GO, a ser realizado em maio, a preparação para o Desafio Agro Startup 2024, o mapeamento das iniciativas para interiorização em Goiás e o estudo de ranking e indicadores de inovação. Para tanto, os membros do Pacto foram divididos em cinco grupos: Inteligência Artificial, Agro Inovador, Evento, Indicadores e Ranking e Inovação no Interior.

O embaixador Laudemar Gonçalves Neto elogiou a iniciativa do governo de Goiás, enquanto indutor, e de todos os membros do Pacto, mas apontou a necessidade de se incluir o Legislativo no debate. “O que nós tentamos fazer é trabalhar com todos os públicos de interesse, incluindo uma quíntupla hélice: o Congresso. O Legislativo é cada vez mais importante, inclusive para aprovar leis que vão impactar nas nossas ações”, explicou.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) - que conduziu a reunião-, José Frederico Lyra Netto, ressaltou o potencial inovador de Goiás, e acredita que a união de forças levará Goiás ao patamar desejado na área de inovação e tecnologia. “Conversamos, trocamos experiências, fizemos os primeiros diagnósticos, criamos os grupos de trabalho, e já temos algumas iniciativas concretas”, enumera.

O Pacto - O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado oficialmente em março de 2023. O movimento reúne entidades e órgãos da chamada quadrupla hélice de inovação, formada por representantes do governo, universidades, empresas e sociedade civil organizada, que, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento do Estado, por meio da ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o movimento conta com 70 signatários, entre eles o IF Goiano.

Diretoria de Comunicação Social, com Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (adaptada)

registrado em: