Centro de Excelência representará o Brasil em relatório da Onu
Dos 200 estudos de caso apresentados ao Centro de Investimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apenas sete foram selecionados para participar segundo relatório anual da entidade. O Brasil será representado pelo Cebio.
Com o objetivo de tratar a participação do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), do IF Goiano, no segundo relatório anual do Centro de Investimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as Instituições se reuniram, de forma online, na última sexta, 16. Dos 200 estudos de caso apresentados ao FAO, apenas sete foram selecionados para participar do documento. O Brasil será representado pelo Cebio, que abordará o tema de bioinsumos e aprofundará na investigação com foco em análises de custo-benefício.
Para o diretor-geral do Cebio, Alexandre Igor, essa aproximação demonstrada por investigadores da FAO comprova o interesse da comunidade externa pelos resultados e potencialidades que o modelo de governança, equidade social e de sustentabilidade adotados pelo Centro de Excelência possui. Já a consultora especialista em Biotecnologia do Centro de Investimentos da FAO, Jessica Monzon, acredita que o uso de bioinsumos praticado pela agricultura no estado de Goiás tem despertado muito interesse. Jessica explica que, por agora, o desafio será apresentar, por meio de resultados impactantes e de base científica, qual o real potencial dos bioinsumos em termos de custo-benefício, através de estudos de caso.
Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, o Centro de Excelência do Estado de Goiás possui atuação multifocal dentro do escopo Ensino, Pesquisa e Extensão. Por esta atuação, possui grande importância para o agronegócio praticado em países tropicais. O gestor destaca ainda a capilaridade de Centro em todas as regiões geográficas do estado de Goiás e o modelo de proximidade de ações com pequenos, médios e grandes produtores rurais, que vislumbram no uso de bioinsumos uma alternativa diante das adversidades que caracterizam a atividade agropecuária características fundamentais para o sucesso do Cebio.
Diretoria de Comunicação Social, com informações do Cebio
Redes Sociais