Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano recebe cônsul colombiano e celebra acordo de cooperação

IF Goiano recebe cônsul colombiano e celebra acordo de cooperação

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 18h46 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 15h47

Jorge Villegas ressaltou a importância de colaborações duradouras que beneficiem ambas as nações

imagem sem descrição.

O IF Goiano recebeu nesta segunda-feira, 11, o cônsul do Brasil na Colômbia, Jorge Alberto Zuluaga Villegas, representando um passo na consolidação das relações entre o a instituição e o país vizinho, não apenas no âmbito acadêmico, mas também na promoção do desenvolvimento regional por meio da cooperação internacional.

A visita marca, também, a importância do convênio recém-assinado entre o IF Goiano e a Universidad Industrial de Santander (UIS), localizada na cidade de Bucaramanga, na Colômbia, que visa fomentar a cooperação acadêmica e/ou o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como membros técnicos-administrativos de ambas as instituições.

O representante diplomático, que foi recebido pelo reitor Elias de Pádua Monteiro e as lideranças da instituição, afirmou que o IF Goiano é importante para a Colômbia e a visita dele se dá pela vontade de criar novas parcerias com várias instituições colombianas. "Queremos ter professores visitantes brasileiros indo para a Colômbia, assim como professores colombianos colaborando no Brasil, além de publicações conjuntas e incentivo à mobilidade dos estudantes e oportunidade de intercâmbios. A minha tarefa é levar o IF Goiano para os colombianos e ter uma presença efetiva da Colômbia aqui", destaca.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Alan Costa, explicou que a parceria do Brasil com a Colômbia é incentivada pela Cooperação Sul-Sul Trilateral do Ministério de Relações Exteriores, ampliando, assim, as possibilidades de novas parcerias, sejam elas dentro de políticas de Estado e Governo ou em âmbito interinstitucional.

O cônsul da Colômbia ouviu uma apresentação feita pelo reitor e pró-reitores sobre o IF Goiano e toda a Rede, identificou espaços de atuação para a mobilidade internacional, sugeriu modelos de acordo e também escutou as sugestões das lideranças. Villega estará no Campus Rio Verde na manhã dessa terça-feira, 12, participando de uma programação dedicada a pauta da internacionalização, onde dará uma palestra sobre as possibilidades de parceria que existem para a aproximação da ciência brasileira com a colombiana.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: