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Formação de professores

Cidadania e tecnologias abrem discussões do V Elped

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Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 07h12 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 09h27

Evento está sendo realizado até quinta-feira, 25, no Campus Iporá, com mais de 900 inscritos.

Professora Adda trouxe ao evento discussões importantes como inclusão digital, uso da inteligência artificial e regulamentação das redes sociais
Professora Adda trouxe ao evento discussões importantes como inclusão digital, uso da inteligência artificial e regulamentação das redes sociais

Centenas de pessoas de todos os campi do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e também de diversas partes do país, além de convidados do exterior, encheram o Auditório Itamar Paes na abertura do V Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação na noite de terça-feira, 23, no Campus Iporá. Entre os mais de 900 inscritos estão estudantes de licenciatura, professores, técnicos administrativos, pesquisadores, gestores e interessados na área.

A cerimônia de abertura do evento foi marcada por essa diversidade de públicos com um interesse em comum: a formação de professores e práticas educativas. Para tanto, a pesquisadora Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fez aos presentes o convite de refletir sobre cidadania e a tecnologia, suas perspectivas e desafios no trabalho docente.

A professora trouxe conceitos, análise sobre as legislações recentes sobre o fazer docente e provocou discussões importantes como inclusão digital, uso da inteligência artificial e regulamentação das redes sociais. Segundo Adda, cidadania e tecnologia são expressões da condição humana e por isso é importante que as pessoas se apropriem da tecnologia para que deixemos de ser meros consumidores e façamos, de fato – e no coletivo - parte do processo e não só do fiquemos reféns do seu uso.

“A tecnologia não vai substituir o professor mas pode tirar postos de trabalho e robotizá-lo. Portanto é necessário que os estudantes ocupem seus lugares de formação coletiva e se unam com o propósito de quebrar essas barreiras”, convida. Como exemplos, a pesquisadora citou alguns coletivos dos quais participa ou já participou, entre eles o Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (Ceped), o Fórum de Licenciatura da UFG, o Grupo de Trabalho Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e o Grupo de estudos e pesquisas sobree as relações entre as tecnologias e a educação Kadjót, por ela liderado.  

Antes da conferência de abertura, o evento foi aberto oficialmente pela mesa diretiva, formada pela organização do evento, pela gestão do Campus Iporá e também da Reitoria. Em uma fala emocionada, Marlúcio Tavares, coordenador local do V Elped, falou da dimensão e complexidade do evento, agradecendo a todos que se envolveram na organização. O diretor-geral do Campus, Marcelo Medeiros Santana, lembrou da exclusão digital – o acesso a computadores com internet –que ainda é muito grande no nosso país. Virgílio Erthal, coordenador geral do evento, fez um histórico das edições anteriores do Elped.

A pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, falou sobre o papel dos Institutos Federais na verticalização e que, portanto, a formação de professores deve ser um tema transversal e que perpassa todos os níveis de ensino. Por fim, o gestor máximo do IF Goiano, Elias Monteiro, lembrou de sua trajetória pessoal como professor, que o possibilitou estar na condição de reitor atualmente. “Hoje tive a satisfação de reencontrai uma aluna da minha primeira turma como docente, profissão que me abriu portas para um propósito do qual me orgulho muito”, contou.

Além das falas e da palestra, a solenidade teve duas apresentações culturais de alunos do curso de libras do Centro de Línguas do Campus Iporá e de integrantes da banda iporaense Por Acaso, com participação da professora Milena Kirsten. Houve, também, um momento de fala sobre informes da greve de servidores docentes e técnicos administrativos. A cerimônia foi prestigiada, ainda, por parlamentar do município de Iporá e pela gestão local da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Programação - Iporá está repleta de pessoas que vieram para participar das atividades deste evento de proporções grandiosas. Só na terça-feira, no período da tarde, foram mais de 200 inscritos participando de um dos 11 minicursos e oficinas simultâneos disponíveis. A programação segue nesta quarta-feira, 24, às 8 horas, com a mesa-redonda Formação de Professores e Práticas Educativas: tendências formativas, experiências e possibilidades, com participação dos profissionais Romilson Martins Siqueira, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da professora Maria Dolores Fernández Malanda, da Universidade de Burgos (Espanha). A discussão é parte do III Seminário Internacional de Formação de Professores e ocorre no Auditório Itamar Paes.

Na sequência, no hall do auditório, haverá o lançamento de obras como e-books, revistas e livros. No período da tarde, a partir de 13h30, começam as apresentações dos 150 trabalhos científicos. As apresentações orais ocorrem nas salas 1 a 7 do Bloco VII do Campus Iporá. Já os pôsteres serão expostos e avaliados no auditório Itamar Paes. No período da noite, a partir de 19 horas, ainda no auditório, é a vez de todos conhecerem e prestigiarem os vencedores do prêmio Professor Diamante da Educação, que homenageia experiências inovadoras de ensino por todo o país. Além de goianos, há profissionais do Mato Grosso, Distrito Federal e Santa Catarina que estão no evento para participar e receber seus troféus.

Após o Diamante, será realizada a palestra Pibid e Residência Pedagógica: perspectivas, contribuições e desafios à formação inicial e continuada de professores. Ela será ministrada por Fernanda Litvin Vilas Boas, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A fala de Fernanda integra o IX Seminário de Iniciação à Docência e VII Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Goiano, que encerra a programação do dia.

 

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Redação oficial do V Elped/IF Goiano

Republicada com acréscimo de informações 

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