Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano e Universidade de Valência fortalecem parceria em Educação e Pesquisa
INTERNACIONALIZAÇÃO

IF Goiano e Universidade de Valência fortalecem parceria em Educação e Pesquisa

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 14h23 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 20h05

Colaboração iniciou-se por meio do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA). Sessão diplomática deu início às tratativas para um acordo de cooperação institucional.

Na tarde de ontem, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu o professor Manuel Monfort Pañego, representante da Universidade de Valência. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços acadêmicos já existentes entre o IF Goiano e a instituição espanhola e promover a cooperação em diversas áreas, incluindo ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

A parceria entre o professor Manuel Pañego e o IF Goiano já existia por meio de uma colaboração entre projetos do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA), grupo criado em 2013 no Campus Ceres e coordenado pelo professor Matias Noll, com o propósito de investigar os mais variados aspectos relacionados à saúde da criança e do adolescente.

Segundo Matias Noll, os primeiros contatos com o professor espanhol surgiram de interesses mútuos nas temáticas de Educação e Ensino em Saúde. "As relações foram se estreitando e já são quase dez anos de parcerias, entre participação e realização de projetos em conjunto", relata. No próximo mês, alunos e professores membros do GPSaCA irão para Valência com o intuito de aprofundar as relações e seguir trabalhando nos projetos que já estão em desenvolvimento entre as duas instituições.

Questionado sobre as potencialidades do IF Goiano, o professor Manuel Pañego destacou o trabalho de grupos de pesquisa como o GPSaCA que, segundo ele, não são tão comuns na universidade espanhola. "É muito interessante ver os estudantes secundaristas trabalhando juntamente com os graduandos e pós-graduandos. É uma troca de conhecimento muito rica na qual estamos felizes em fazer parte", afirma o professor Manuel.

A presença do professor espanhol, representando a Universidade de Valência, também marcou o início das tratativas de assinatura de um acordo de cooperação institucional. Durante a sessão diplomática, onde estiveram presentes membros do Comitê Gestor do IF Goiano, foram debatidos os potenciais benefícios dessa parceria, incluindo o intercâmbio de estudantes e professores, a realização de projetos de pesquisa conjuntos, o desenvolvimento de programas de extensão e a promoção da inovação educacional.

Para a coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano, Lídia Morais, a presença do professor Manuel Pañego traz uma expertise internacional de alto nível para as discussões, enriquecendo ainda mais a perspectiva de colaboração entre as duas instituições. "Com esse acordo de cooperação finalizado, podemos vislumbrar uma parceria mais ampla, impulsionando a qualidade do ensino e da pesquisa e contribuindo para o progresso científico e acadêmico tanto no Brasil quanto na Espanha", finaliza.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: