Página inicial > Últimas Notícias > Porangatu será sede de novo campus do IF Goiano

Porangatu será sede de novo campus do IF Goiano

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2024, 11h40 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2024, 15h57

Unidade faz parte do projeto do Governo Federal de implantar 100 novos campi na Rede EPT este ano. Confirmação foi feita na sexta-feira, 3 de maio.

Com a economia sustentada pela agropecuária e pioneirismo no cultivo da soja, o município de Porangatu será a cidade sede de novo campus do Instituto Federal Goiano. A confirmação foi realizada na sexta-feira, 3 de maio, e faz parte do plano de expansão do Governo Federal para implantar 100 novas unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica este ano.

A presença do IF Goiano na região consolida anseios antigos tanto da prefeitura de Porangatu quanto da gestão da Instituição, para que a educação pública profissionalizante e tecnológica fosse levada para a cidade com a implantação de um Instituto Federal. “Apostamos em uma educação que transforma realidades para além do ensino de excelência, contribuindo também para a promoção de emprego e renda de forma qualificada, melhora de arranjos produtivos locais, somando de forma eficaz para o crescimento do Brasil”, afirma o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro.

Para a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, a implantação do Instituto na cidade representa um marco histórico. A gestora municipal destaca que ensino público de qualidade é um direito fundamental e que agora se torna mais acessível aos jovens da região. “Estou convencida de que esses cursos, direcionados às potencialidades regionais, serão catalisadores do nosso desenvolvimento econômico, impulsionando setores-chave e gerando oportunidades para todos”, explica.

Expansão – Porangatu é um dos cem novos campi anunciados pelo Governo Federal em março deste ano. “O lançamento dessas cem novas unidades de institutos federais representa a retomada de um projeto de país”, destaca Elias. O reitor do IF Goiano, que está à frente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como presidente, ressalta que além da expansão não medirá esforços também no desafio de consolidar esse projeto dentro da Instituição.

Para Vanuza, a escolha de Porangatu para a implantação de um Instituto Federal é motivo de orgulho e esperança. “Estamos comprometidos em garantir que essa instituição se torne um centro de excelência acadêmica, contribuindo não apenas para a formação de profissionais qualificados, mas também para o avanço científico e tecnológico da nossa região”, comemora.

Além de Porangatu, Goiás receberá outros dois campi nos municípios de Quirinópolis e Cavalcante, que serão unidades do Instituto Federal de Goiás (IFG). As três novas unidades vão gerar 4.200 novas vagas para o estado. Com a implantação dos 100 novos campi, o governo espera ofertar o total 140 mil novas vagas nas unidades da Federação, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os recursos já estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pelo qual o governo vai investir R$ 3,9 bilhões nas obras.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: