Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é citado no Mapa da Inovação brasileira pela Revista Época Negócios

IF Goiano é citado no Mapa da Inovação brasileira pela Revista Época Negócios

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2024, 17h01 | Última atualização em Sábado, 11 de Mai de 2024, 18h52

A revista mostra o que o país tem de melhor na inovação tecnológica em diversos setores. O IF Goiano é citado como um polo de destaque no desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio.

A reportagem de Época NEGÓCIOS percorreu as cinco regiões do país e viu na Região Centro-Oeste um o agronegócio pujante e pesquisas com inteligência artificial e robótica voltadas ao campo.

De acordo com a publicação, o agronegócio movimenta hoje 23,8% do PIB nacional, constituindo-se como um dos principais motores das inovações que brotam na região Centro-Oeste. São alterações genéticas em sementes, uso de drones com capacidade de identificar problemas nas lavouras, técnicas de plantio, melhoria da qualidade dos alimentos, tratamento do solo e criação de animais, dentre outros aspectos.

O Instituto Federal Goiano é citado como um dos principais polos de desenvolvimento de inteligência artificial e robôs agrícolas autônomos, que caminha na direção de uma nova fase do setor, chamada de Agricultura 5.0. Um dos entrevistados foi o professor do Campus Rio Verde, Tavvs Alves, que coordena projetos de inovação para o agronegócio no Polo de Inovação Embrapii. Segundo ele, os sistemas desenvolvidos na região estão à frente do que se vê nos principais produtores de agro do planeta. “A realidade é que o produtor rural está sedento por inovação. Todas as soluções têm gerado ativos tecnológicos, que são levados para o mercado nacional.”, disse à reportagem.

O texto destaca ainda que no Instituto Federal Goiano estão em desenvolvimento soluções digitais para monitoramento e manejo de lavouras, por meio de imagens aérea, uma tecnologia que detecta nematóides (vermes) e realiza recomendações para o manejo dos parasitas. Iniciativas que tornam possíveis a redução dos custos de produção, o aumento da produtividade e a melhoria da sustentabilidade da agricultura.

Clique AQUI e leia a reportagem completa.

Seção de Comunicação Social e Eventos

registrado em: