Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano realiza II Chá Editorial
EDITORA

IF Goiano realiza II Chá Editorial

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 21h01 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 11h56

Segunda edição reuniu editores, escritores e leitores e discutiu sobre o hábito da leitura no cenário atual, além de divulgar obras literárias e oportunidades de publicação. Programação contou com mesas-redondas, oficina e momento cultural.

Coordenadora da Editora IF Goiano, Sarah Bertolli (ao centro) e os escritores que fizeram o lançamento de suas obras.

O Instituto Federal Goiano, por meio da Editora IF Goiano, realizou o II Chá Editorial, um evento promovido com o objetivo de propiciar um espaço de trocas, lançamentos de obras e divulgação de oportunidades de publicações na instituição. Estiveram presentes escritores, editores e leitores que compartilharam suas rotinas, seja de criação ou de hábitos e estratégias de leitura. O Chá Editorial aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3, no auditório da Reitoria.

A abertura do evento contou com música ao vivo, na participação do servidor e músico Gustavo Martins, além de café da manhã com poesia, onde os convidados puderam desfrutar de um lanche e da leitura de poesias dos escritores Pablo Neruda e Fernando Pessoa, que eram distribuídas na entrada do auditório. A coordenadora da Editora IF Goiano, Sarah Bertolli, deu as boas-vindas a todos e lembrou que o momento era de comemoração, já que a editora completa quatro anos em 2024. "Temos colhido bons frutos desse trabalho, alcançando públicos diferentes e ganhando espaço no cenário nacional e, agora, também internacional, após acordo com a Argentina. O evento também visa comemorar esse crescimento, além de homenagear nossos escritores e dar espaço para refletirmos sobre a prática da leitura", relata Sarah.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Costa, o papel da editora é eternizar conhecimento, obra e arte e a Editora IF Goiano, que recebe demandas internas e externas, tem se consolidado nesse objetivo. Ele falou da importância de se refletir sobre a leitura nos tempos atuais e também da divulgação das oportunidades de publicação e do surgimento de novos escritores.

Foi realizada uma mesa-redonda com a participação de escritores que lançaram suas obras publicadas pela Editora IF Goiano: as servidores Lídia Morais e Maria Luiza Bretas (livro "Narrativas para viver e contar"), a servidora Lucimara Nóbrega (livro "A pesquisa que conta" - publicada em coedição com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e o servidor Leonardo Andrade (livro "Pedagogia histórico-crítica"). Cada um falou um pouco sobre suas histórias, inspirações e desafios. Eles deixaram conselhos para os novos escritores, que perpassam sobre a importância da bagagem cultural, o envolvimento com as etapas da tramitação editorial (e como isso ajuda no melhoramento e adaptação da obra para ser publicada) e a importância de se trabalhar com rigor, mas sem se esquecer de apreciar o processo.

O Chá seguiu com a realização de uma segunda mesa-redonda, agora sobre o Clube do Livro que é realizado na instituição. A servidora e comunicadora Juliana Luiza foi a mediadora da mesa e iniciou contando a história do grupo. "Iniciamos em 2023, a partir de uma inquietação minha sobre a falta da leitura no cotidiano e depois de ver outros modelos de clube do livro na internet. Percebi que outras pessoas no IF Goiano compartilhavam desse sentimento, montamos o grupo e convidamos a Sarah Bertolli para fazer nossa curadoria", explica Juliana. O grupo já leu 13 livros e se reúne mensalmente de maneira virtual para discutir sobre a leitura feita, além de compartilhar experiências e reflexões trazidas pelas obras.

As servidoras Roseli Rocha e Frankcione Almeida, que também fazem parte do Clube do Livro, falaram sobre suas experiências com o grupo, como têm vencido os desafios de manter o hábito da leitura, as questões da tecnologia e a importância de sair de suas zonas de conforto e lerem obras que nunca leriam fora de de um clube do livro. Também foi destinado um momento para perguntas e compartilhamento de vivências dos demais convidados que participavam do evento.

A segunda edição do Chá Editorial também contou com uma oficina ministrada pela servidora Iraci Gonçalves, que trouxe elementos da poesia, música e trabalhou o lúdico e a contação de história com os presentes. O estagiário Luiz Otávio recitou o poema "Consolo na praia" de Carlos Drummond de Andrade e trouxe reflexões sobre as várias fases da vida e o autoconhecimento. O evento foi encerrado com sorteio de livros e entrega de certificados ao Conselho Editorial do IF Goiano.

Foto final com os participantes do evento.

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com edição de informações

registrado em: