Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano leva premiados do concurso para a Fliaraxá, em Minas Gerais
FAROL CULTURAL

IF Goiano leva premiados do concurso para a Fliaraxá, em Minas Gerais

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 20h16 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 17h26

Vencedores das categorias conto e poema puderam desfrutar da programação da Feira Literária de Araxá, além de viver uma experiência cultural na cidade mineira.

Premiados do concurso Farol Cultural e professoras do IF Goiano em visita a um dos cartões postais da cidade de Araxá-MG.

Vitória Barbosa tem 17 anos e desde criança se interessa pelo universo da literatura. Ela conta que, embora tenha uma personalidade tímida, a leitura sempre a ajudou a se comunicar. Desde o ano passado, Vitória tem se interessado ainda mais pela escrita e, quando ficou sabendo do Concurso de Contos e Poemas "Farol Cultural" do Instituto Federal Goiano, decidiu participar. Ela está entre os 24 premiados do concurso e escreveu o conto "O circo", ficando em primeiro lugar nessa categoria pelo Campus Cristalina e em sexto lugar na classificação geral da instituição.

O Concurso Farol Cultural está em sua décima segunda edição e já premiou inúmeros alunos, seja da comunidade interna ou externa, seja do ensino fundamental, médio ou superior. A iniciativa busca selecionar contos e poemas autorais e inéditos, valorizando a produção literária e a formação de novos escritores. Na última quarta-feira, 19, o IF Goiano levou os premiados de cada campus, das categorias poema e conto, para uma viagem à cidade de Araxá, em Minas Gerais. O objetivo era participar da 12ª Feira Literária de Araxá (Fliaraxá), além de proporcionar um momento de integração e troca de experiências e possibilitar um passeio geográfico e cultural pela cidade mineira.

Ocupando o primeiro lugar na classificação geral da instituição na categoria poema do concurso, o estudante de Engenharia Química do Campus Rio Verde, Santyago Andrade, de 19 anos, contou que essa foi a primeira vez que ele expôs sua produção literária. "Desde pequeno, gosto muito de ler e escrever, mas nunca mostrei meus textos por timidez", relata. Santyago explicou que, embora seu curso se distancie desse seu lado escritor, ele acha importante estar sempre aprendendo sobre diferentes assuntos e a literatura abre portas para um infinito de possibilidades.

Sobre a viagem, Santyago disse que foi uma experiência inspiradora. "A cada passo, fomos envolvidos pela atmosfera dos locais históricos, museus e arquitetura antiga. Lugares como o Museu de Calmon e o Museu de Dona Beja, assim como a magnífica estrutura do Grande Hotel, revelaram-se verdadeiros tesouros, oferecendo vislumbres de um passado vibrante e desconhecido", destaca. Segundo ele, essa oportunidade de viajar promoveu encontros com novos artistas, experiências e conhecimentos. "A oportunidade de interagir com outros aspirantes a escritores e trocar ideias com diversos companheiros foi inestimável. A imersão no Fliaraxá, com suas variadas programações e oportunidades de aprendizado, completou essa experiência única", finaliza.

A viagem também foi monitorada por alguns professores de Português/Literatura do IF Goiano, como a professora Solange Corsi, do Campus Ceres, também presidente da comissão do Concurso Farol Cultural. Segundo ela, conhecer pessoalmente os donos dos textos selecionados e poder viver uma experiência literária e cultural ao lado deles é uma honra e um orgulho. "Vivemos um tempo que, apesar de curto, foi intenso e enriquecedor. Esses momentos oportunizam ao estudante uma vivência que jamais será esquecida", destaca. A professora chamou a atenção para a organização da Feira Literária de Araxá e como os alunos puderam aprender naquele ambiente.

Os três primeiros colocados de cada gênero dos 12 campi do IF Goiano terão seu conto ou poema publicados em um livro, revista e/ou e-book de coletâneas, organizado pela Instituição. Os premiados em 1º, 2º e 3º de cada categoria e de cada campus também serão convidados a participar da Feira Literária de Goiás (Flig), em uma mesa especial sobre o concurso. A feira será promovida pelo Instituto Federal Goiano e demais instituições de ensino de Goiás e ocorrerá de forma presencial nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2024, na cidade de Goiânia.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: